PUBLICIDADE

Oriente Médio

Chávez diz que a Venezuela quer reforçar laços com o Irã

19 out 2010 - 13h24
(atualizado às 20h59)
Compartilhar

O presidente venezuelano Hugo Chávez, principal aliado do Irã na América do Sul, conversou nesta terça-feira com seu colega iraniano Mahmud Ahmadinejad sobre o fortalecimento dos laços econômicos entre ambos os países, apesar de Teerã estar submetido a severas sanções internacionais.

O presidente da Venezuela iniciou sua nona visita a Teerã para ampliar a crescente relação bilateral
O presidente da Venezuela iniciou sua nona visita a Teerã para ampliar a crescente relação bilateral
Foto: AP

Esta é a nona visita ao Irã do presidente venezuelano, que realiza um giro pela Europa do Leste e o Oriente Médio.

Na reunião, o ultraconservador Ahmadinejad celebrou o apoio da Venezuela à República Islâmica.

"A atitude esclarecida e fraternal da Venezuela ao condenar as sanções impostas à nação iraniana pelas potências dominantes demonstra a profundidade e a força de nossas relações bilaterais", enfatizou o presidente iraniano, segundo declarações difundidas no site da presidência.

De acordo com a mesma fonte, Chávez respondeu que a Venezuela se manterá junto ao Irã sejam quais forem as circunstâncias e acrescentou que a cooperação com Teerã é um tema primordial para Caracas. Ele incentivou também aos países independentes que sejam mais fortes para resistir às grandes potências.

Durante o encontro, que durou várias horas, também foi abordado o fortalecimento da cooperação bilateral em termos de comércio e energia.

Estes dois setores se viram fortemente afetados desde que o Ocidente reforçou as sanções contra o Irã por seu programa nuclear.

Entre os projetos programados entre os dois países, figuram a criação de uma companhia marítima para o transporte de petróleo, assim como a participação da Venezuela no desenvolvimento da jazida de gás iraniana de South Pars, da qual as companhias petroleiras ocidentais se retiraram devido às sanções.

Os dois países, inimigos declarados de Washington, estão unidos por inúmeros acordos de cooperação - quase 80 no total, segundo o embaixador venezuelano em Teerã - em particular nos setores da energia, bancos e indústria.

Chávez, que já viajou para a Rússia, Belarrus e Ucrânia, continuará com seu giro pela Síria e Líbia.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade