PUBLICIDADE

Oriente Médio

Chávez chega ao Irã para estreitar cooperação no setor energético

18 out 2010 - 19h19
(atualizado em 19/10/2010 às 01h56)
Compartilhar

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chegou nesta segunda-feira ao Irã para estreitar e ampliar as relações bilaterais, na sua nona visita ao país desde que chegou ao poder.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chegou nesta segunda-feira ao Irã para estreitar e ampliar as relações bilaterais
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chegou nesta segunda-feira ao Irã para estreitar e ampliar as relações bilaterais
Foto: AFP

O governante sul-americano foi recebido pelo ministro iraniano de Indústria e Minas, Ali Akbar Mehrabian, altos funcionários do governo iraniano e uma nutrida representação do corpo diplomático venezuelano credenciado em Teerã.

Chávez, que aterrissou no aeroporto de Mehrabad para uma visita de dois dias, se reunirá amanhã com seu colega, Mahmoud Ahmadinejad, com quem nos últimos cinco anos cultivou uma estreita relação que ambos qualificam de "fraternal".

Esta é a terceira viagem do presidente sul-americano a Teerã no último ano e meio, enquanto o líder iraniano visitou pela última vez Caracas em novembro de 2009.

Durante este tempo, ambos os países assinaram mais de 200 memorandos de entendimento e acordos de cooperação em âmbitos como política, comércio, indústria militar, saúde, educação e mineração, lembraram à agência EFE fontes da embaixada Venezuelana em Teerã.

Além disso, sublinharam que o volume de troca comercial entre os dois países superou os US$ 5 bilhões.

Neste sentido, Chávez se comprometeu na última visita a vender gasolina ao Irã, apesar das sanções previstas e depois impostas a Teerã pelo Conselho de Segurança da ONU devido às suspeitas levantadas por seu programa nuclear.

Segundo a imprensa local, a cooperação no setor energético será um dos eixos centrais da visita oficial que começará na próxima terça-feira com uma cerimônia protocolar no palácio presidencial, no sul da capital.

"As negociações energéticas se centrarão na formação de uma companhia conjunta de transporte de petróleo, como já foi acordado no memorando assinado no ano passado, e na construção de centrais petroquímicas", explicou a televisão estatal.

A fundação da citada companhia permitirá à Venezuela exportar mais de 500 mil barris de petróleo a mercados da Ásia e Europa, acrescentou a fonte.

A televisão estatal revelou, além disso, que durante a visita será negociada a participação da Venezuela no exploração da jazida de gás iraniano de "South Pars", situada no sul do país e considerada a maior do mundo.

Desde junho, quando as Nações Unidas aprovaram um novo documento de sanções, grandes multinacionais petrolíferas como a hispano-argentina Repsol, a anglo-holandesa Shell e a francesa Total se retiraram do Irã . O regime iraniano, que nega o impacto das medidas punitivas, advertiu que substituirá as empresas retiradas por outras nacionais e estrangeiras, em particular companhias da China, país que Washington acusa de não respeitar o embargo.

Entrelaçados por sua aversão aos Estados Unidos, Ahmadinejad e Chávez também costumam compartilhar críticas contra o capitalismo, que o líder iraniano considera "morto", e apostam em um novo sistema de relações internacionais.

EFE   
Compartilhar
Publicidade