PUBLICIDADE

Oriente Médio

Chávez chega a Teerã para debater economia e comércio

19 out 2010 - 06h44
(atualizado às 11h27)
Compartilhar

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, iniciou nesta terça-feira sua nona visita a Teerã, destinada a estreitar e ampliar a crescente relação bilateral e consolidar o que denominam como eixo anti-imperialista.

Hugo Chávez cumprimenta o colega iraniano Mahmoud Ahmadinejad durante sua chegada a Teerã
Hugo Chávez cumprimenta o colega iraniano Mahmoud Ahmadinejad durante sua chegada a Teerã
Foto: AP

O líder sul-americano aterrissou ontem à noite no aeroporto de Mehrabad e foi recebido hoje pela manhã por seu colega Mahmoud Ahmadinejad, com uma habitual cerimônia protocolar no palácio presidencial.

Em seguida, ambos os presidentes e suas respectivas delegações começaram a rodada de reuniões, focadas, segundo fontes oficiais, na expansão dos vínculos econômicos, em particular no setor energético.

Durante a visita, se estima que seja formada uma sociedade conjunta para o transporte marítimo de petróleo, o que permitirá à Venezuela vender mais de meio milhão de barris na Europa e Ásia.

Além disso, será levantada a possibilidade de Caracas investir na jazida de South Pars, considerada a mais rica do mundo e da qual as grandes multinacionais tiveram que se retirar devido às sanções que pesam sobre o Irã por seu programa nuclear.

No primeiro dos dois dias da visita, Chávez deve ainda inaugurar um projeto imobiliário nos arredores de Teerã. Esta é a terceira visita do presidente venezuelano ao país em um ano e meio e a nona desde que assumiu o poder.

Ahmadinejad, que considera a Venezuela um aliado estratégico e um companheiro na luta contra o imperialismo ocidental, visitou Caracas pela última vez em outubro de 2009.

Neste meio tempo, ambos países assinaram mais de 200 acordos de cooperação em diferentes setores e elevaram o volume de trocas comerciais para acima dos US$ 5 bilhões.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade