PUBLICIDADE

Oriente Médio

Chanceler do Irã analisará na Espanha as relações bilaterais

9 jul 2010 - 13h59
(atualizado às 14h28)
Compartilhar

O ministro de Exteriores do Irã, Manouchehr Mottaki, se reunirá na próxima segunda-feira em Madri com o chefe da diplomacia espanhola, Miguel Ángel Moratinos, com quem avaliará o estado das relações entre ambos os países.

A visita de Mottaki tem também como objetivo analisar os efeitos do plano do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, de seguir adiante com seu programa nuclear apesar das últimas sanções aprovadas pela ONU, UE e Estados Unidos, informaram fontes do Governo espanhol.

A viagem do ministro de Exteriores do Irã à Espanha coincide com as críticas de Governos e organizações humanitárias de vários países pela condenação por adultério da iraniana Sakineh Mohammad Ashtiani, de 43 anos.

A embaixada iraniana em Londres anunciou hoje que ela não será executada por apedrejamento, embora não tenha dado mais detalhes sobre se mantém a condenação à morte.

Perante as críticas pela visita de Mottaki a Madri, o Governo espanhol assegurou que sua política externa é sempre "muito exigente" com o respeito dos direitos humanos e com o cumprimento de todas as convenções internacionais.

EFE   
Compartilhar
Publicidade