PUBLICIDADE

Oriente Médio

Carros-bomba contra alvos xiitas matam ao menos 43 no Iraque

20 mai 2013 - 10h07
(atualizado às 10h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 43 pessoas morreram em explosões de carros-bomba contra alvo muçulmanos xiitas na capital iraquiana e em Basra, no sul petrolífero do país, nesta segunda-feira, disseram a polícia e equipes médicas.

Os ataques fizeram subir para 200 o número de mortos pela violência sectária desde a semana passada. A tensão entre xiitas, que agora comandam o Iraque, e a minoria de muçulmanos sunitas atingiu seu nível mais alto desde que as tropas dos Estados Unidos se retiraram em dezembro de 2011.

Nenhum grupo reivindicou imediatamente a responsabilidade pelos ataques. O Iraque possui diversos grupos insurgentes islâmicos sunitas, incluindo o Estado Islâmico do Iraque, filiado a Al-Qaeda, que já concentraram ataques contra os xiitas anteriormente em uma tentativa de provocar um confronto sectário mais amplo.

Nove pessoas foram mortas em uma das duas explosões de carros-bomba em Basra, uma cidade predominantemente xiita, 20 km a sudeste de Bagdá, disse a polícia e equipes médicas.

"Eu estava de plantão quando uma poderosa explosão sacudiu o chão", disse um oficial da polícia perto do local do ataque no bairro de Hayaniya. "A explosão atingiu um grupo de trabalhadores diaristas reunidos perto de um quiosque de lanches", disse ele à Reuters, descrevendo cadáveres espalhados no chão. "Um dos corpos ainda segurava um sanduíche encharcado de sangue em sua mão."

Outras cinco pessoas foram mortas em uma segunda explosão dentro de um terminal de ônibus na praça Saad, também em Basra, disseram a polícia e equipes médicas. Em Bagdá, um carro estacionado explodiu em um movimentado mercado no bairro de maioria xiita de Kamaliya, matando sete pessoas, segundo a polícia. Outras 22 pessoas foram mortas em explosões em Ilaam, Diyala Bridge, al-Shurta, Shula e Sadr City - todas áreas com alta concentração de xiitas.

O delicado tecido social do Iraque tem estado sob a pressão crescente do conflito na vizinha Síria, que tem provocado conflitos entre sunitas e xiitas de toda a região. Na província de Anbar, os corpos de 14 pessoas sequestradas no sábado, incluindo seis policiais, foram encontrados jogados no deserto, com ferimentos de bala na cabeça e no peito, disseram fontes policiais e de segurança.

Quando o derramamento de sangue entre sunitas e xiitas atingiu o auge entre 2006 e 2007, Anbar estava sob domínio da ala iraquiana da Al-Qaeda, que recuperou a força nos últimos meses.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade