PUBLICIDADE

Oriente Médio

Carro-bomba deixa mais de 50 feridos em reduto do Hezbollah

9 jul 2013 - 10h46
(atualizado às 13h05)
Compartilhar

Um carro-bomba de grande porte explodiu na terça-feira em um bairro de Beirute que é reduto do grupo xiita Hezbollah, deixando 53 feridos.

O ministro da Saúde libanês, Hassan Khalil, disse à Reuters que não houve vítimas fatais, e que a condição dos feridos não é grave.

Não há indicações imediatas sobre a responsabilidade do atentado, o pior desse tipo em vários anos. As tensões sectárias no Líbano vêm se agravando desde que o Hezbollah passou a participar da guerra civil na vizinha Síria, apoiando as forças do presidente Bashar al Assad contra a rebelião liderada pela maioria sunita.

Moradores do bairro xiita onde o atentado aconteceu atribuíram o ataque a apoiadores sunitas da insurgência contra Assad, e políticos também apontaram motivações sectárias.

"Isso é obra de agentes tentando criar conflito no Líbano", disse o deputado Ali Medad, do Hezbollah, presente no local do atentado.

O presidente Michel Suleiman disse que o atentado reabre as "páginas negras" da guerra civil libanesa (1975-90).

O conflito na Síria já chegou ao Líbano, onde eventuais surtos de violência refletem a nova onda de tensão sectária que se espalha pelo Oriente Médio. Os muçulmanos sunitas do Líbano apoiam majoritariamente os rebeldes sírios, ao passo que os xiitas estão ao lado de Assad, membro da seita minoritária alauíta, uma variação do islamismo xiita.

Grupos militantes sunitas haviam ameaçado atacar o Hezbollah por causa do seu envolvimento militar na Síria. O Hezbollah não reagiu imediatamente ao atentado de terça-feira, mas já havia deixado claro que pretende continuar lutando ao lado das forças de Assad na Síria.

Um repórter da Reuters viu um grande incêndio no local da explosão, perto de um shopping center no bairro de Bir al Abed, onde vários dirigentes do Hezbollah vivem e trabalham. Não ficou claro se algum dos líderes do grupo estava nos arredores no momento da explosão.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade