PUBLICIDADE

Oriente Médio

Câmara baixa do Parlamento da Irlanda aprova reconhecimento da Palestina

11 dez 2014 - 15h17
Compartilhar

A Câmara baixa do Parlamento da Irlanda aprovou nesta quinta-feira uma moção não vinculativa em que pede ao governo do país que reconheça o Estado palestino.

O Executivo irlandês, de coalizão entre conservadores e trabalhistas, não fez objeções à moção, que foi apresentada pelo partido Sinn Féin, de Gerry Adams, considerado como o antigo braço político do já inativo Exército Republicano Irlandês (IRA).

Apesar de o governo ainda não ter adotado uma posição oficial sobre o assunto, o ministro de Relações Exteriores, Charlie Flanagan, declarou que o país pode optar em breve pelo reconhecimento formal da Palestina como medida de estímulo para reiniciar as conversas de paz com Israel.

A decisão adotada pela Câmara Baixa foi celebrada pela maioria dos parlamentares dos principais partidos irlandeses e pelos independentes.

Após o debate e a votação, Adams postou uma foto em sua conta no Twitter, na qual aparece ao lado de membros do Sinn Féin e do embaixador palestino na Irlanda, Ahmad Abdel-Razeq.

"Celebração após a decisão histórica do 'Dáil' (parlamento) que reconhece o direito da Palestina à autodeterminação. Longa vida à Palestina", afirmou o dirigente nacionalista na rede social.

A "número dois" do Sinn Féin, Mary Lou McDonald, destacou o fato de a Irlanda ter se unido aos outros 135 países - oito deles da União Europeia (UE) - que reconhecem o Estado palestino.

Em outubro, o Senado da Irlanda já tinha aprovado a mesma medida. A decisão foi tomada dias depois do Parlamento britânico ter votado uma moção não vinculativa similar e do primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven, anunciar que seu país reconheceria a Palestina como Estado independente.

EFE   
Compartilhar
Publicidade