PUBLICIDADE

Oriente Médio

Caças britânicos sobrevoam Iraque, prontos para ataque

Esta é a primeira missão do Reino Unido contra o Estado Islâmico

27 set 2014 - 11h54
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Militares britânicos se aproximam de jatos usados pelo Reino Unido no Iraque</p>
Militares britânicos se aproximam de jatos usados pelo Reino Unido no Iraque
Foto: Cpl Neil Bryden/Ministry of Defence / Reuters

Dois caças britânicos sobrevoam o Iraque e estão prontos para atingir alvos neste sábado, em sua primeira missão desde que o parlamento autorizou ataques contra militantes do Estado Islâmico no país, disse o Ministério da Defesa da Grã-Bretanha.

Os caças "Tornado" deixaram a base Akrotini da Força Aérea Real, em Chipre, às 4h25 (horário de Brasília), seguidos minutos depois por um avião de reabastecimento, segundo uma testemunha da Reuters.

"Podemos confirmar que os Tornados da Força Aérea Real continuam a voar sobre o Iraque e estão prontos para serem usados em um ataque caso e quando alvos apropriados forem identificados", disse o porta-voz do Ministério de Defesa.

Os britânicos se juntaram a uma coalizão militar liderada pelos Estados Unidos apoiada por países do Golfo e da União Europeia contra o grupo militante.

"Por razões de segurança, não vamos facilitar comentários continuados sobre seus movimentos", indicou a mesma fonte oficial do Executivo, que acrescentou que o órgão informará "sobre as atividades (dos aviões) quando seja for adequado".

<p>Um jato da Força Aérea Real britânica aguarda na manhã deste sábado para operações no Iraque</p>
Um jato da Força Aérea Real britânica aguarda na manhã deste sábado para operações no Iraque
Foto: Stringer / Reuters

Esta é a primeira vez que aviões britânicos atuam no Iraque em um papel armado desde que militantes do Estado Islâmico varreram partes do norte do país em junho e declararam um califado incluindo terras já conquistadas na Síria.

A ação segue a adoção pelo Parlamento britânico na sexta-feira de uma moção do governo autorizando a entrada do Reino Unido na coalizão militar internacional que combate o EI.

Este texto autoriza o "recurso aos ataques aéreos" no Iraque, mas estipula que Londres "não enviará nenhum soldado britânico para as zonas de combate".

Durante uma visita ao condado inglês de Oxfordshire antes do início amanhã do congresso anual do Partido Conservador na cidade inglesa de Birmingham, o primeiro-ministro, David Cameron, afirmou hoje que o Reino Unido está "preparado" para desempenhar sua parte na ofensiva desdobrada contra o EI.

Seis caças Tornado, normalmente baseados na base Marham da Força Aérea Real na Inglaterra, estão localizados no leste da ilha do Mediterrâneo desde agosto. Eles foram envolvidos em atividades de inteligência e reconhecimento sobre o Iraque nas últimas seis semanas.

Os britânicos controlam duas bases militares no Chipre, colônia até a independência em 1960.

Com informações da AFP, EFE e Reuters. 

Desvendando o Estado Islâmico Desvendando o Estado Islâmico

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade