PUBLICIDADE

Oriente Médio

Estado Islâmico ordena que iraquianas usem véu completo

O grupo insurgente já havia decretado a mutilação genital das mulheres nas regiões que domina

25 jul 2014 - 11h50
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Al&eacute;m do rosto, as m&atilde;os e os p&eacute;s ter&atilde;o&nbsp;de ser cobertos, e as roupas n&atilde;o poder&atilde;o&nbsp;se moldar no corpo</p>
Além do rosto, as mãos e os pés terão de ser cobertos, e as roupas não poderão se moldar no corpo
Foto: Majid Saeedi / Getty Images

O Estado Islâmico, uma ramificação da Al Qaeda que tomou várias partes do norte do Iraque no mês passado, tem advertido as mulheres na cidade de Mossul de que agora são obrigadas a usar véus que cubram todo o rosto, do contrário sofrerão severas punições.

Os insurgentes sunitas, que declararam um califado em partes do Iraque e da Síria e ameaçam avançar sobre Bagdá, também listaram as regras sobre como os véus e as roupas devem ser utilizados, como parte de uma campanha para violentamente impor uma vertente radical do Islã.

“Essa não é uma restrição à liberdade delas, mas para evitar que elas caiam em humilhação e vulgaridade, ou sejam uma atração aos olhos daqueles que as estão olhando”, disse o Estado Islâmico em um comunicado.

Um clérigo em Mossul afirmou à Reuters que homens armados do Estado Islâmico haviam aparecido em sua mesquita e ordenado que ele desse alertas aos fiéis nos alto-falantes.

“Qualquer um que não esteja comprometido com sua obrigação e seja motivado pelo glamour estará sujeito a prestar contas e a uma punição severa, para proteger a sociedade de danos, manter as necessidades da religião e protegê-la de deboches”, disse o Estado Islâmico.

O grupo insurgente, anteriormente conhecido como Estado Islâmico do Iraque e o Levante, tem sistematicamente reprimido quaisquer influências religiosas ou culturais que julgue não-islâmicas desde que tomou o controle de regiões no norte iraquiano.

As mulheres foram orientadas a nunca andarem sem um guardião homem. O Estado Islâmico também deu orientações sobre como elas devem se vestir em Mossul, uma das maiores cidades do Iraque. As mãos e os pés têm de ser cobertos e as roupas não podem se moldar no corpo. E nada de usar perfume.

O Estado Islâmico até mesmo ordenou que donos de lojas cubram os manequins com véus que escondam todo o rosto.

Violência contra mulher Mutilação genital, apedrejamento e morte; saiba mais sobre a violência contra a mulher

Foto: Arte Terra

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade