PUBLICIDADE

Oriente Médio

Bombardeios matam ao menos 80 no Iêmen, nos piores ataques da guerra

27 mai 2015 - 10h38
Compartilhar
Exibir comentários

Ataques aéreos liderados pelas forças sauditas mataram pelo menos 80 pessoas perto da fronteira do Iêmen com a Arábia Saudita e na capital iemenita, Sanaa, nesta quarta-feira, disseram moradores, no dia de bombardeios mais letais em mais de dois meses de guerra no país.

Rebeldes xiitas houthis, apoiados pelo Irã, país de maioria xiita, tomaram o controle de Sanaa em setembro e, em seguida, avançaram para o centro e o sul do país. Vendo o avanço dos houthis como uma abertura para a influência iraniana na região, uma coalizão liderada Arábia Saudita deu início aos ataques aéreos em 26 de março, em uma campanha para reconduzir ao poder o presidente do Iêmen, Abd-Rabbu Mansour Hadi.

Os bombardeios desta quarta-feira na área de Bakeel al-Meer, na província de Hajjah, perto da fronteira da Arábia Saudita com o Iêmen, mataram pelo menos 40 pessoas, na maioria civis, disseram moradores. Membros de tribos alinhadas com os houthis vêm lutando com tropas sauditas na área, e os confrontos fronteiriços levaram a uma escalada no conflito entre os rebeldes xiitas e a coalizão de Estados árabes de maioria sunita no Golfo Pérsico.

"Houthis armados atacaram posições sauditas na fronteira a partir desta área, mas aviões da coalizão não conseguiram acertar os combatentes e, em vez disso, bombardearam civis", disse um morador à Reuters por telefone.

Várias horas depois, os aviões bombardearam uma base de forças especiais aliadas aos houthis no centro de Sanaa, de acordo com a agência de notícias estatal houthi Saba. A informação foi confirmado por moradores. "Cerca de 40 pessoas foram martirizados e mais de 100 ficaram feridas, de acordo com um balanço preliminar, no bombardeio de aviões da Arábia na capital, Sanaa, hoje", diz a notícia da Saba.

Unidades do Exército iemenita leais ao ex-presidente Ali Abdullah Saleh, forçado a deixar o poder por um levante popular em 2011, estão lutando ao lado dos houthis.

(Reportagem adicional de Mohammed Mukhashaf em Áden)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade