PUBLICIDADE

Oriente Médio

Bombardeios da coalizão na Síria fizeram 553 mortos em 1 mês

Entre os mortos estão 32 civis, incluindo seis crianças e cinco mulheres

23 out 2014 - 09h19
Compartilhar
Exibir comentários
Os bombardeios da coalizão já fizeram mais de 500 mortos em um mês
Os bombardeios da coalizão já fizeram mais de 500 mortos em um mês
Foto: Kai Pfaffenbach / Reuters

Os bombardeios da coalizão liderada pelos Estados Unidos na Síria deixaram 553 mortos em um mês, essencialmente membros do grupo Estado Islâmico (EI), informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

De acordo com o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman, os bombardeios iniciados em 23 de setembro mataram 464 combatentes do EI, 57 da Frente Al-Nosra (braço sírio da Al-Qaeda) e 32 civis, incluindo seis crianças e cinco mulheres.

A grande maioria dos combatentes do EI e da Frente Al-Nosra mortos nos bombardeios não são sírios, segundo Abdel Rahman.

A aviação internacional atacou grupos de combatentes, quartéis e unidades petrolíferas em várias províncias do centro, norte e leste do país: Homs, Hama, Aleppo, Al Hasaka, Deir ez Zor e Al Raqqah.

O Observatório apontou que o número de mortos nas fileiras do EI é provavelmente maior, mas é complicado contabilizar seu número real devido ao sigilo dos jihadistas sobre suas baixas e as dificuldades para chegar a algumas das zonas bombardeadas.

A coalizão internacional teve como alvo, além de bases dos jihadistas, refinarias e jazidas petrolíferas nas províncias de Al Hasaka e Deir ez Zor, algumas nas mãos do EI, mas outras administradas por civis.

Os bombardeios também atingiram uma fábrica em Al Raqqah, o reduto do EI, e moinhos em Aleppo e em Idlib.

A força multinacional liderada pelos EUA, que conta com o respaldo da aviação de vários países árabes como Arábia Saudita e Jordânia, bombardeia há um mês posições dos jihadistas na Síria e no Iraque.

A coalizão dos Estados Unidos com países árabes realizou em 23 de setembro os primeiros ataques aéreos contra o EI na Síria para tentar impedir o avanço dos jihadistas em Kobane, cidade curda na fronteira com a Turquia e defendida pelas milícias curdas.

O EI, um grupo extremista sunita, também é alvo de ataques no Iraque. Na segunda-feira, os aviões americanos lançaram armas e munições destinadas às forças curdas em Kobane. 

Em junho passado, foi instalado um califado no território sob seu controle destes dois países, após tomar amplas zonas do Iraque e conseguir importantes avanços na Síria.

Com informações da AFP e EFE.

Desvendando o Estado Islâmico Desvendando o Estado Islâmico

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade