PUBLICIDADE

Oriente Médio

Bombardeios da aviação iraquiana em Al-Anbar matam 28 jihadistas

30 mai 2015 - 14h44
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 28 jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI), entre eles vários líderes, morreram neste sábado em bombardeios da aviação iraquiana na província ocidental de Al- Anbar, informou a rede de TV oficial "Al Iraqiya".

Uma fonte do Ministério do Interior do Iraque, citada pelo canal, explicou que o ataque aconteceu na região de Al-Qaim, fronteira com a Síria. Entre os extremistas mortos, a maioria estrangeiros, está o editor de vídeos do EI, Abu Mohammed al Suri, apelidado de Abu Samra, de origem americana.

O dirigente Abu Harith al Shami, o especialista em explosivos Abu Aisha al Ansari, o marroquino Abu Youssef al Yazraui, o responsável pelo Departamento da Esmola ou "zaka", Abu Hussein al Salimani; e o encarregado da brigada de suicidas da cidade de Faluja, Abdul Latif Yoma Al Mohamadaui, também estão entre os mortos.

Em comunicado emitido ontem, o Ministério informou que outros 20 líderes do EI, entre eles alguns estrangeiros, tinham morrido em um ataque lançado na cidade de Al-Qaim.

Por outro lado, um policial informou à Agência Efe que as tropas iraquianas e as milícias xiitas "Multidão Popular" recuperaram hoje o controle da Direção de Tráfego de Al-Anbar, ao oeste de Ramadi, que estava nas mãos dos jihadistas.

Ainda de acordo com a fonte, pelo menos 15 soldados e milicianos xiitas morreram e outros 22 foram feridos em um ataque do EI com oito veículos conduzidos por suicidas. O múltiplo atentado foi seguido de outro lançado contra um quartel militar, perto da cidade de Al Karma, ao leste de Faluja.

O principal objetivo da atual ofensiva de Bagdá é recuperar Ramadi, tomada do exército pelos jihadistas em 17 de maio em uma operação relâmpago que forçou a fuga dos soldados iraquianos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade