PUBLICIDADE

Oriente Médio

Bombardeio de hospital em Gaza deixa 5 mortos e 15 feridos

21 jul 2014 - 09h37
(atualizado às 17h49)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Um médico reage ao lado de um corpo no necrotério do hospital al-Shifa, na Cidade de Gaza, nesta segunda-feira, 20 de julho, na sequência de bombardeio pelo exército israelense no enclave palestino</p>
Um médico reage ao lado de um corpo no necrotério do hospital al-Shifa, na Cidade de Gaza, nesta segunda-feira, 20 de julho, na sequência de bombardeio pelo exército israelense no enclave palestino
Foto: MARCO LONGARI / AFP

Ao menos cinco pessoas morreram e pelo menos outras 15 ficaram feridas, nesta segunda-feira, por um ataque aéreo israelense contra um hospital do centro da Faixa de Gaza, indicaram os serviços palestinos de emergência.

O ataque atingiu o terceiro andar do hospital Mártires de Al-Aqsa da localidade de Deir el-Balah, indicou o porta-voz Ashraf al-Qudra, onde havia uma Unidade de Terapia Intensiva e salas de cirurgia. Outros projéteis caíram no entorno do hospital, acrescentou. Autoridades pediram ajuda à Cruz Vermelha para a remoção de pacientes.

Os militares israelenses não comentaram de imediato. No passado, o Exército israelense acusou militantes do grupo islâmico Hamas de dispararem foguetes de terrenos de áreas hospitalares em Gaza e depois buscarem refúgio nos prédios de hospitais.

Segundo o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), o hospital foi atacado diretamente pelo menos quatro vezes. De acordo com comunicado oficial, a ala cirúrgica, a unidade de tratamento intensivo e vários equipamentos vitais sofreram danos graves, interrompendo serviços médicos essenciais. 

“Este incidente é mais um exemplo dos perigos que as equipes de assistência à saúde, os pacientes, as ambulâncias e os hospitais enfrentam durante o atual conflito em Gaza”, disse o chefe da subdelegação do CICV em Gaza, Christian Cardon. “Mesmo em meio à guerra, as pessoas devem poder receber assistência à saúde com segurança”, continuou.

Com informações da Reuters e AFP.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade