PUBLICIDADE

Oriente Médio

Bomba mata 22 no Iraque; líder sunita convoca protestos

5 jul 2013 - 19h13
(atualizado às 19h16)
Compartilhar

Uma mulher-bomba matou 15 pessoas que saíam de uma mesquita xiita na sexta-feira em Bagdá, e um segundo ataque, contra manifestantes sunitas, deixou sete mortos, segundo fontes médicas e policiais iraquianas.

Testemunhas disseram que guardas da mesquita no bairro de Graiaat, na zona noroeste de Bagdá, abordaram uma mulher que se explodiu no meio dos fiéis que deixavam a prece do entardecer. Atentados suicidas são uma característica da Al Qaeda.

O atentado a bomba contra os manifestantes sunitas ocorreu em Samarra, 100 quilômetros ao norte de Bagdá. Organizadores do protesto atribuíram o ataque a uma milícia xiita, e disseram que as autoridades foram cúmplices, porque o veículo cheio de explosivos passou por várias barreiras policiais.

Há meses os sunitas protestam no Iraque contra uma suposta discriminação do governo, dominado pelos xiitas. Adnan Al Muhanna, organizador da manifestação em Samarra, defendeu que os sunitas iraquianos saiam às ruas diariamente, seguindo o exemplo do Egito, onde o presidente Mohamed Mursi foi deposto após imensas manifestações populares.

"As manifestações podem promover a mudança. Nem as eleições nem as armas conseguem fazer isso", disse Muhanna.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade