PUBLICIDADE

Oriente Médio

Bomba explode perto de Ministério da Justiça afegão e deixa 5 mortos

19 mai 2015 - 15h41
Compartilhar
Exibir comentários

Um carro-bomba explodiu no estacionamento do Ministério da Justiça do Afeganistão nesta terça-feira, matando pelo menos cinco pessoas e ferindo dezenas enquanto funcionários públicos deixavam o trabalho em Cabul, disseram autoridades.

Forças afegãs investigam o local de uma explosão de bomba em Cabul, no Afeganistão, nesta terça-feira. 19/05/2015
Forças afegãs investigam o local de uma explosão de bomba em Cabul, no Afeganistão, nesta terça-feira. 19/05/2015
Foto: Omar Sobhani / Reuters

O Taliban reivindicou a responsabilidade pelo terceiro ataque contra funcionários do sistema judiciário neste mês, dizendo que os insurgentes seguem matando juízes e promotores "escravos".

A enorme explosão causou uma fumaça preta acima da cidade e foi forte o suficiente para sacudir janelas a vários quilômetros de distância, na área diplomática de Cabul. A polícia disse que o suicida detonou um carro carregado com explosivos.

O porta-voz do Taliban, Zabihullah Mujahid, afirmou que os insurgentes consideram os tribunais uma ferramenta do governo afegão apoiado pelos Estados Unidos e os acusa de conspirar em maus-tratos de detentos.

"Com base nisso, a administração escrava de procuradores, juízes e pessoal do Ministério da Justiça são nossos alvos, e os nossos ataques continuarão enquanto suas atividades cruéis continuarem", disse Mujahid em comunicado enviado por e-mail.

O Taliban já atacou funcionários do sistema de Justiça do Afeganistão duas vezes neste mês. Foi também o quinto grande ataque a atingir a capital afegã em pouco mais de duas semanas, coincidindo com uma nova ofensiva insurgente em todo o país.

(Por Hamid Shalizi e Kay Johnson)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade