PUBLICIDADE

Oriente Médio

Bolívia recebe convite formal para ser membro do Mercosul

20 nov 2012 - 20h43
(atualizado às 21h44)
Compartilhar

O ministro das Relações Exteriores da Bolívia, David Choquehuanca, informou nesta terça-feira que o país recebeu um convite formal para se tornar membro do Mercosul, bloco econômico da América do Sul. A Bolívia deve iniciar as negociações na próxima cúpula do bloco, que ocorre no próximo mês de dezembro em Brasília.

O convite foi oficializado em La Paz pelo alto comissário do Mercosul, o brasileiro Ivan Ramalho, em reunião com Choquehuanca e com os ministros de Economia, Luis Arce, e de Planejamento, Viviana Caro. "Uma vez que a Bolívia tome a decisão, na próxima cúpula do Mercosul, nos próximos dias 6 e 7 (de dezembro), já iniciaremos um processo de diálogo, um processo de trabalho", declarou Choquehuanca.

O ministro acrescentou que o presidente Evo Morales participará da reunião e informará ali a decisão de seu país, apesar de destacar que primeiro deverão analisar os benefícios de uma possível incorporação ao bloco. Por sua vez, Ramalho ressaltou que para os membros plenos "será muito importante se a Bolívia puder integrar" por sua localização geográfica, no centro da América do Sul, segundo a agência estatal ABI.

A Bolívia é atualmente Estado associado do Mercosul, formado por Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Paraguai, embora este último país esteja suspenso temporariamente após a destituição, em junho, de Fernando Lugo da presidência paraguaia. Chile, Colômbia, Equador e Peru também são Estados Associados, ao qual a Venezuela se incorporou como membro pleno no final do último mês de julho.

EFE   
Compartilhar
Publicidade