PUBLICIDADE

Oriente Médio

Bolívia e Venezuela querem reforçar eixos de integração

25 mai 2013 - 23h04
(atualizado em 26/5/2013 às 00h01)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Bolívia, Evo Morales, e o da Venezuela, Nicolás Maduro, acertaram neste sábado cinco linhas de integração binacional, acordadas na II Reunião de Integração Conjunta, que reuniu ministros de ambos os países na cidade boliviana de Cochabamba.

O documento final das oito mesas de trabalho será assinado no domingo pela manhã, em um ato público com a participação de sindicatos de agricultores e trabalhadores ligados a Morales.

Maduro chegou neste sábado para atualizar, junto com Morales, os convênios de cooperação bilateral estabelecidos pelo falecido presidente Hugo Chávez.

Todo o material estava sendo revisto desde sexta-feira por uma missão de ministros dos dois países.

Depois do trabalho das comissões mistas, "é necessário colocar o mapa estratégico da cooperação binacional em um nível mais elevado, inclusive mais organizado", frisou Maduro. Já Morales anunciou a decisão conjunta de "retomar a jornada trimestral dessa comissão mista".

Entre as linhas de ação, destacam-se os temas ligados às relações políticas e culturais. Depois, vêm os temas sociais, como educação, saúde e alimentação. Uma terceira frente tratará do eixo econômico-produtivo, seguido do negócio bilateral energético e, por último, ações conjuntas no plano comercial. Maduro lembrou ainda da interação no campo militar, "relação que está em seu melhor momento".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade