PUBLICIDADE

Oriente Médio

Bolívia aceita convite para se tornar membro pleno do Mercosul

22 nov 2012 - 14h39
(atualizado às 20h51)
Compartilhar

O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou nesta quinta-feira que o país aceitou o convite oficial para se tornar um membro pleno do Mercosul, bloco econômico da América do Sul. O presidente espera que os acordos referentes sejam assinados durante a cúpula de líderes da região em dezembro.

O convite formal foi anunciado na terça-feira pelo ministro das Relações Exteriores da Bolívia, David Choquehuanca. A solicitação foi oficializada em La Paz pelo alto comissário do Mercosul, o brasileiro Ivan Ramalho, em reunião com Choquehuanca e com os ministros de Economia, Luis Arce, e de Planejamento, Viviana Caro.

Assim, a Bolívia seguirá os passos da Venezuela, que neste ano se tornou o quinto membro pleno do Mercosul, integrado originalmente por Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, embora os paraguaios estejam suspensos temporariamente após o polêmico julgamento político que resultou no impeachment do ex-presidente Fernando Lugo.

"Esta proposta que nos fazem... para que sejamos membro pleno, estamos de acordo", disse o presidente Evo Morales em discurso durante um ato militar transmitido ao vivo pela emissora de televisão estatal. Morales disse que o convite do Mercosul foi feito simultaneamente ao Equador, que assim como a Bolívia é atualmente membro de outro grupo regional de integração, a Comunidade Andina de Nações (CAN), da qual a Venezuela se retirou.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade