PUBLICIDADE

Oriente Médio

Blog ensina como criticar Israel sem ser antissemita

A página inclui 19 dicas para quem quer criticar Israel, muitas sobre o que evitar

25 jul 2014 - 14h22
Compartilhar
Exibir comentários
Não confundir judeus com israelenses e dizer que têm 'sede de sangue' são algumas dicas; página também ensina como não ser racista com palestinos
Não confundir judeus com israelenses e dizer que têm 'sede de sangue' são algumas dicas; página também ensina como não ser racista com palestinos
Foto: Francois Mori / AP

Não confundir judeus com israelenses e dizer que têm 'sede de sangue' são algumas dicas; página também ensina como não ser racista com palestinos.

Um blog que ensina "como criticar Israel sem ser antissemita" está angariando cada vez mais audiência nas redes sociais à medida em que prossegue o conflito entre forças israelenses e o grupo palestino Hamas.

"Se você passou algum tebmpo discutindo ou lendo sobre o conflito Israel-Palestina, garanto que ouviu variações da frase 'Meu Deus, judeus acham que qualquer crítica a Israel é antissemita!'", diz o blog, que pode ser lido no endereço http://bbc.in/1t3uIIE.

A página inclui 19 dicas para quem quer criticar Israel, muitas sobre o que evitar. Por exemplo: "Não diga 'judeus' quando você quer dizer Israel", ou "Não diga: 'Não posso ser antissemita, tenho amigos judeus!'"

Também alerta para estereótipos e "linguagem exagerada", como sugerir que israelenses têm "sede de sangue". O post também inclui uma discussão detalhada sobre o significado da palavra "Sionismo" e outros temas.

O post fez sucesso nos últimos dias à medida que se aprofundaram os ataques de Israel à Faixa de Gaza. Desde então, gerou mais de 8 mil "curtidas" no Tumblr e foi compartilhado milhares de vezes no Facebook, Twitter, Reddit e em outras redes sociais.

'Redescoberto'

Apesar de não estar datado, fica claro (pela data de alguns dos compartilhamentos) que o blog foi escrito há anos. Como é comum nas mídias sociais, o texto foi redescoberto com a eclosão do conflito atual e "ressuscitou" nas redes.

Os países que mais compartilharam o post no Twitter foram os Estados Unidos, o Reino Unido e a Suécia. "Leitura 100% necessária", comentou um internauta. "Muito importante neste momento", disse outro.

Curiosamente, o post não teve muito impacto nas mídias sociais em Israel. Um dos poucos comentários no país foi: "Se você quer ser um canalha liberal, aqui está "'Como criticar Israel sem ser antissemita'".

Não há nome no Tumblr, e o autor ainda não respondeu ao pedido de entrevista da BBC. Por outros posts no blog, é possível perceber que o autor é um americano convertido ao judaísmo.

O blog também inclui um post com o "outro lado", "Como apoiar Israel sem ser racista", com uma lista semelhante do que evitar.

"Não chame os palestinos de 'animais' ou 'selvagens'", e "Não diga 'árabe' quando você quer falar dos palestinos", por exemplo.

"Se você espera que os palestinos e seus aliados não sejam antissemitas, melhor você estender a cortesia e não ser racista."

Faixa de Gaza: entenda o conflito Faixa de Gaza: entenda o conflito

Conheça um pouco mais sobre a região, que tem um quarto do tamanho do município de São Paulo, mas uma enorme importância para a história do Oriente Médio

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade