PUBLICIDADE

Oriente Médio

Batalha na Síria entre Al Qaeda e grupo apoiado pelo Ocidente se expande

30 jan 2015 - 16h44
Compartilhar

Os combates entre o braço sírio da Al Qaeda e rebeldes apoiados pelo Ocidente no norte da Síria se espalharam da província de Aleppo para a vizinha Idlib nesta sexta-feira, informaram o grupo rebelde e uma organização de monitoramento da guerra.

Os confrontos começaram na quinta-feira, quando a filial local da Al Qaeda, a Frente Nusra, ocupou posições do movimento Hazzm a oeste de Aleppo, ameaçando um dos poucos bastiões remanescentes da insurgência não-jihadista.

Uma autoridade do Hazzm disse por telefone que os embates se disseminaram para Idlib e que seu grupo retomou algumas áreas anteriormente controladas pela Nusra.

“Atualmente há combates em Idlib, na área de Jabal al-Zawiya”, afirmou, dizendo ainda que em Aleppo dois grupos lutam em Atarib, cidade a 20 quilômetros da fronteira turca.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos relatou confrontos pesados de quinta para sexta-feira concentrados na base do Regimento 46, no oeste de Aleppo, e em áreas localizadas entre esta e a província de Idlib, de onde a Frente Nusra expulsou os rebeldes de muitas áreas em outubro.

O Observatório, que monitora a guerra de Londres por meio de fontes na Síria, disse que o Hazzm capturou alguns pequenos postos de verificação em Idlib.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade