PUBLICIDADE

Oriente Médio

Bashar al Assad garante que não renunciará ao poder na Síria

30 mai 2013 - 17h25
(atualizado em 31/5/2013 às 15h03)
Compartilhar

O presidente sírio, Bashar al Assad, assegurou nesta quinta-feira que não renunciará a seus poderes, como exige a oposição, e, que se o povo desejar, se apresentará à reeleição em 2014.

Em entrevista transmitida hoje pela televisão libanesa "Al- Manar", Assad rejeitou a abordagem da oposição e seus aliados de "um governo interino com um presidente que não desempenhe nenhum papel", um dos assuntos que serão tratados na Conferência de Genebra, que, segundo o presidente, tem "uma grande probabilidade de fracassar".

"O fracasso da conferência não mudará muito a situação dentro da Síria, já que os bandos não cessarão sua sabotagem", acrescentou.

Durante a entrevista, Assad ressaltou que a guerra que acontece em seu país acontece para salvaguardar a nação, e não seu cargo, e que os rebeldes fracassaram.

"Derrotamos os rebeldes, por uma parte, e pela outra, eles mesmos perderam, porque não souberam estimar bem a situação", fazendo com que a balança se inclinasse "a favor das Forças Armadas", declarou.

Sobre o envolvimento do grupo libanês Hezbollah no conflito, assegurou que os milicianos deste movimento xiita não estão ali para defender ao regime sírio, mas para lutar contra "o inimigo e seus agentes na Síria e o Líbano".

Nesse sentido, explicou que os combates na cidade de Al Qusair - alvo de uma ofensiva do regime e do Hezbollah - estão "relacionados com Israel, cujo objetivo é sufocar a resistência por terra e mar".

EFE   
Compartilhar
Publicidade