PUBLICIDADE

Oriente Médio

Barrado de eleição, Rafsanjani chama líderes iranianos de ignorantes

23 mai 2013 - 09h13
(atualizado às 09h32)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-presidente iraniano Akbar Hashemi Rafsanjani acusou a liderança do Irã de incompetência e ignorância, poucos dias depois de ter sido impedido de concorrer na eleição no próximo mês, informou o site oposicionista Kaleme nesta quinta-feira.

Os comentários de Rafsanjani se somam ao conflito político entre os aliados aos grupos de liderança e a oposição, que foi marginalizada desde a agitação pós-eleitoral em 2009.

"Acho que o país não poderia ter sido pior governado, mesmo se houvesse planejamento com antecedência", disse Rafsanjani aos membros de sua equipe de campanha na quarta-feira, de acordo com reportagem do Kaleme.

"Eu não quero rebaixar-me à propaganda e ataques deles, mas a ignorância é preocupante. Será que eles não entendem o que estão fazendo?"

Antes de ser desqualificado para a eleição presidencial do próximo mês, Rafsanjani, de 78 anos, causou grande interesse em uma eleição que muitos acreditam ser uma corrida entre candidatos linha-dura. Ele atraiu o apoio de grupos reformistas, cujos líderes haviam contestado a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

Rafsanjani disse que as experiências de reconstrução do país após a guerra entre o Irã e Iraque eram necessárias agora. Ele foi eleito presidente em 1989, um ano após o fim da guerra, e seu governo passou a ser chamado "governo da reconstrução", numa época em que a reconstrução econômica e a reforma reergueram o Irã.

Analistas dizem que Rafsanjani foi desqualificado para a eleição porque sua campanha já havia se tornado muito popular e ele foi considerado uma ameaça para aos líderes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade