PUBLICIDADE

Oriente Médio

Bandeira da Palestina é hasteada pela 1ª vez na sede da ONU

30 set 2015 - 15h26
(atualizado às 18h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

A bandeira da Palestina foi hasteada pela primeira vez na sede da ONU nesta quarta-feira, em cerimônia especial que foi liderada pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas. A bandeira foi içada às 13h16 locais (14h16 em Brasília) nos jardins do complexo das Nações Unidas em Nova York, um local provisório usado para o evento, que contou com a participação do secretário-geral da entidade, Ban Ki-moon.

Foto: Getty Images

A Palestina é um observador permanente da ONU. Até pouco tempo, apenas países-membros podiam hastear suas bandeiras na sede das Nações Unidas, uma regra que foi mudada no dia 10 de setembro pela Assembleia-Geral. Cerca de 200 jornalistas e diplomatas compareceram ao hasteamento da bandeira e escutaram as palavras de Abbas e do secretário-geral da entidade.

"Neste histórico momento no caminho do povo palestino rumo à liberdade e à independência, digo a meu povo em todos os lugares, icem a bandeira palestina muito alto porque é o símbolo de nossa identidade palestina", afirmou Abbas, que declarou também que, a partir de hoje, seu povo comemorará a cada ano o dia 30 de setembro como o "dia da bandeira palestina".

"Este é um dia de orgulho para a nacionalidade palestina. Prestamos homenagem aos mártires, aos prisioneiros, aos feridos e aos que deram sua vida enquanto tentavam içar esta bandeira", argumentou. Abbas ainda afirmou ao povo palestino que "o amanhecer está chegando sem dúvida, e em breve chegará o dia em que se levantará a bandeira palestina em Jerusalém como capital do Estado palestino".

Ban Ki-moon disse que esta quarta-feira "é um dia de orgulho para os palestinos do mundo todo", um "dia de esperança", "uma lembrança de que os símbolos são importantes, e que um símbolo pode levar a ações na direção correta".

Foto: Getty Images

O representante da ONU ressaltou, no entanto, que "conseguir o Estado palestino requer ações decisivas rumo à união nacional", e em primeiro lugar "garantir que Cisjordânia e Gaza se integrem sob uma só autoridade".

"O momento é de apoiar iniciativas que preservarão a solução de dois Estados e criarão as condições para um retorno a negociações significativas sobre a base de um acordo firmado. Que o hasteamento desta bandeira aumente a esperança entre o povo palestino e a comunidade internacional de que o Estado palestino é alcançável", disse o diplomata.

O Estado palestino se soma assim à Santa Sé no hasteamento de sua bandeira na sede da ONU, a partir da decisão da Assembleia Geral, que foi aprovada com 119 votos a favor, 8 contra e 45 abstenções.

O estado do Vaticano, que também é observador permanente das Nações Unidas, colocou sua bandeira na sexta-feira passada, pouco antes da chegada do papa Francisco à ONU para comparecer à Assembleia Geral.

A bandeira palestina será transferida em breve à parte frontal do complexo das Nações Unidas, ao lado da do Vaticano.

Foto: Getty Images
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade