PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ban revisará acordo com a Síria por armas químicas

27 jul 2013 - 13h40
(atualizado às 13h42)
Compartilhar

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, revisará o acordo com a Síria para investigar a utilização de armas químicas no país antes de divulgar os detalhes do pacto, informou neste sábado uma porta-voz da instituição.

Ban se reunirá na próxima segunda-feira com os dois delegados que alcançaram o acordo, disse à AFP Morana Song, porta-voz da ONU.

A ONU informou na sexta-feira que alcançou um acordo com a Síria para investigar o uso de armas químicas, mas não forneceu detalhes sobre se o regime permitirá a visita de inspetores.

"As discussões foram rigorosas e produtivas e conduziram a um acordo sobre como seguir adiante", afirmou o documento, sem fornecer mais detalhes.

Ban exigia acesso irrestrito para investigar todas as denúncias sobre o uso de armas químicas no conflito, que já dura 28 meses. A Síria, por sua vez, insistia para que a ONU investigasse apenas sua denúncia de que os rebeldes da oposição usaram armas químicas no ataque à localidade de Khan al-Assal, no dia 19 de março.

A ONU informou que recebeu até o momento 13 informações de ataques com armas químicas durante o conflito.

Grã-Bretanha, França e Estados Unidos afirmam que todos estes ataques foram realizados pelas forças do presidente Bashar al-Assad. A Rússia, o mais importante aliado de Assad, diz que suas investigações demonstram que os rebeldes opositores utilizaram gás sarin durante o ataque a Khan al-Assal.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade