PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ban Ki-moon pede à Síria que 'coopere' com Liga Árabe

21 dez 2011 - 19h37
(atualizado às 20h33)
Compartilhar

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, se disse "extremamente preocupado" nesta quarta-feira com o aumento da violência na Síria, e pediu ao governo em Damasco que "coopere plenamente" na aplicação do plano da Liga Árabe para superar a crise. Ban "continua extremamente preocupado com a escalada da crise e com o aumento do número de mortos na Síria. Como já dissemos em várias oportunidades, a violência e os massacres devem cessar", declarou o porta-voz Martin Nesirky.

O porta-voz destacou a assinatura, por parte da Síria, de um acordo que prevê a presença de observadores árabes no território sírio visando o fim da violência. Esta missão deve começar na próxima quinta-feira. "Agora é importante que o governo sírio coopere plenamente com esta missão de observadores", acrescentou Nesirky.

Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), nesta quarta-feira morreram 22 pessoas em confrontos na província de Deraa (sul), epicentro dos protestos iniciados há nove meses contra o regime de Bachar al-Assad. A oposição síria pediu nesta quarta-feira uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU e da Liga Árabe diante do "massacre" de 123 civis pelas forças de segurança no norte do país.

Segundo a ONU, os confrontos entre as forças do governo, a população civil e desertores do Exército já deixaram mais de 5 mil mortos na Síria.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade