PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ban Ki-moon fala de possível denúncia contra Assad no TPI

9 mar 2013 - 13h04
(atualizado às 13h41)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Ban Ki-moon: a favor do debate sobre den&uacute;ncia contra Assad no TPI</p>
Ban Ki-moon: a favor do debate sobre denúncia contra Assad no TPI
Foto: AP

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, declarou-se a favor de debater uma possível denúncia contra o presidente da Síria, Bashar al-Assad, no Tribunal Penal Internacional (TPI), em uma entrevista concedida à imprensa austríaca divulgada neste sábado.

"A Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, declarou que este caso deve ser tratado pelo Tribunal Penal Internacional. E eu também apoio um debate sobre este tema", declarou Ban Ki-moon, segundo trechos desta entrevista à revista austríaca Profil que será publicada na segunda-feira. "As enormes violações de direitos humanos" na Síria "podem ser tratadas como crimes de guerra ou crimes contra a Humanidade", considerou.

Ban Ki-moon também advertiu os países ocidentais sobre os perigos de entregar armas aos rebeldes. "Se chegam armas às partes em conflito, isto só prolonga o confronto e provoca mais vítimas", julgou.

Em quase dois anos, o conflito, desencadeado por um protesto pacífico que se militarizou pela repressão, deixou mais de 70 mil mortos, um milhão de refugiados e milhares de deslocados, segundo a ONU. No entanto, nenhuma solução para guerra parece próxima, devido, em parte, às divisões internacionais.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade