PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ban alerta Israel sobre evacuações forçadas em Gaza

Segundo ele, agências da ONU na região não têm recursos para enfrentar ou dar assistência ao 'influxo adicional de pessoas desesperadas'

29 jul 2014 - 02h08
(atualizado às 02h14)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Ban reiterou também a condenação aos disparos de mísseis</p>
Ban reiterou também a condenação aos disparos de mísseis
Foto: Noor Khamis / Reuters

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, manifestou preocupação nesta segunda-feira depois que o Exército de Israel solicitou que os cidadãos do norte da Faixa de Gaza deixassem suas casas devido aos novos bombardeios previstos nessa localidade e advertiu o Estado judeu sobre as consequências humanitárias que esse deslocamento de população pode gerar.

Ban, através de seu porta-voz, afirmou que recebeu informações que as Forças Armadas israelenses jogaram panfletos nessa região pedindo que os "milhares de residentes" deixassem as suas casas e se dirigissem à Cidade de Gaza. "Se isso é certo, teria um impacto humanitário ainda mais devastador nos civis dessas áreas da Faixa de Gaza, que já sofreram imensamente nos últimos dias", advertiu o diplomata da ONU.

Segundo Ban, as agências da ONU presentes na região "não têm os recursos no terreno para enfrentar, ou dar assistência, a um enorme influxo adicional de pessoas desesperadas". Por isso, pediu que "todas as partes evitassem qualquer escalada neste momento" e reforçou que todos os atores devem cumprir com suas obrigações sob a lei humanitária internacional. Além disso, lembrou que isso significa a segurança dos civis e a "proporcionalidade em qualquer tipo de resposta militar".

Ban, que horas antes já tinha criticado a intervenção armada de Israel em Gaza, reiterou também a condenação aos disparos de mísseis e à construção de túneis pelas milícias palestinas e voltou a exigir que as partes acabem com a violência o mais rápido possível.

Foto: Arte Terra

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade