PUBLICIDADE

Oriente Médio

Aviões israelenses atacam túnel na Faixa de Gaza

29 ago 2009 - 23h49
Compartilhar

Aviões israelenses bombardearam neste sábado um túnel na Faixa de Gaza que, segundo militares, seria utilizado por palestinos para realizar ataques fronteiriços em Israel. As bombas foram lançadas na madrugada deste sábado e não deixou feridos.

O Hamas minimizou o ataque, dizendo que a explosão ocorreu em um "campo aberto". Segundo testemunhas, no local havia dois quarto e um pátio que foram destruídos pelo bombardeio. "A construção estava a 1,5 km da fronteira, escondida em um túnel que seria usado por terroristas para se infiltrar em Israel e atacar", afirmou um militar israelense.

Na última semana, israelenses e palestinos têm tentado negociações para troca de prisioneiros. O grupo palestino, que controla a Faixa de Gaza, quer trocar um soldado israelense por centenas de palestinos presos. Israel tem se recusado a libertar alguns dos prisioneiros, mas ultimamente a mídia local tem relatado progressos.

O Hamas não reconhece Israel, por isso as conversas tem sido conduzidas pelo Egito, cujo presidente, Hosni Mubarak, declarou na semana passada que seu país está trabalhando "em colaboração e cooperação com os alemães".

O Hamas se mostrou flexível à demanda israelense de que alguns dos prisioneiros libertados sejam deportados e não devolvidos a seus lares na Cisjordânia, onde o presidente da Autoridade Nacional Palestina Mahmoud Abbas mantém o controle.

Israel tem cerca de 11 mil palestinos em suas cadeias sob acusações que vão de pequenas infrações a elos com militantes e orquestração de bombardeios suicidas e outros ataques a judeus.

Com informações da Reuters

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade