PUBLICIDADE

Oriente Médio

Aviões dos EUA lançam suprimentos para iraquianos refugiados

Civis estão isolados e fugindo da violência jihadista no norte do Iraque

9 ago 2014 - 00h51
(atualizado às 06h59)
Compartilhar
Exibir comentários
EUA lançaram 72 pacotes de suprimentos, que incluem refeições embaladas individualmente e água fresca potável
EUA lançaram 72 pacotes de suprimentos, que incluem refeições embaladas individualmente e água fresca potável
Foto: Sgt. Vernon Young Jr./U.S. Air Force / Reuters

Aviões militares americanos jogaram contêineres com água e alimentos para os civis que fogem da violência jihadista no norte do Iraque - anunciou o Pentágono nesta sexta-feira à noite, completarando a segunda operação de lançamento de ajuda humanitária aos refugiados isolados no monte Sinjar.

Acompanhados de dois caças F/A-18, três aviões cargueiros lançaram os suprimentos, dirigidos a "milhares de cidadãos iraquianos ameaçados pelo Estado Islâmico, no Monte Sinjar, no Iraque", acrescentou o Pentágono.

Juntos, os aviões de cargos - um C-17 e dois C-130 - jogaram 72 pacotes de suprimentos, que incluem 28.224 refeições embaladas individualmente, e outros 16 de água, contendo 1.522 de água fresca potável.

"Até o momento, em coordenação com o governo do Iraque, aviões militares dos Estados Unidos entregaram 36.224 refeições e 6.822 galões de água fresca potável, fornecendo a tão necessária ajuda aos iraquianos, que precisam urgentemente de assistência de emergência", completou a nota.

O destino da entrega, concluída com "sucesso", são os cerca de 200 mil pessoas, a maioria curdos yazidis e cristãos, que se encontram isolados no monte Sinjar e com necessidade urgente de água, comida, abrigo e remédios.

A operação faz parte da autorização dada na quinta-feira pelo presidente americano, Barack Obama, para realizar bombardeios "específicos" contra posições dos jihadistas perto de Erbil, a capital do curdistão, e proteger os refugiados de um potencial "massacre".

Obama autorizou que entregas com a dessa sexta-feira continuem sempre que for necessário, informou a Casa Branca. Além disso, os EUA começaram seus bombardeios nesta sexta-feira com duas rodadas de ataques aéreos, sobre posições dos milicianos jihadistas nas proximidades de Erbil, cidade que conta com funcionários e militares americanos.

Com informações da agência EFE

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade