PUBLICIDADE

Oriente Médio

Em vídeo, médico australiano convoca colegas para EI

A imprensa australiana identificou o homem como Tareq Kamleh, um médico formado em Adelaide

27 abr 2015 - 06h21
(atualizado às 08h07)
Compartilhar
Exibir comentários
Austrália preocupada com presença de médico do país no grupo EI
Austrália preocupada com presença de médico do país no grupo EI
Foto: Twitter

As autoridades australianas manifestaram profunda preocupação com a aparição de um médico formado no país em um vídeo de propaganda do grupo Estado Islâmico (EI), no qual ele convoca outros profissionais da área de saúde a unir-se aos jihadistas.

No vídeo divulgado no YouTube, um homem que se identifica como Abu Yusuf explica como viajou até a cidade de Raqqa, na Síria, para colocar seus conhecimentos médicos a serviço do EI.

Siga o Terra Notícias no Twitter

A imprensa australiana identificou o homem como Tareq Kamleh, um médico formado em Adelaide. "Vi isto como parte de minha jihad", afirma no vídeo, com forte sotaque australiano.

"Eu gostaria de ter chegado muito antes", completa.

A ministra das Relações Exteriores da Austrália, Julie Bishop, expressou "grande preocupação" com o fato de um médico ter se unido aos mais de 100 australianos que lutam ao lado dos jihadistas no Iraque e na Síria.

O médico foi identificado por autoridades australianas como cidadão formado em universidade de Adelaide
O médico foi identificado por autoridades australianas como cidadão formado em universidade de Adelaide
Foto: Twitter

"Esta é claramente outra vil tentativa do Daesh (outro nome para o EI) de tentar atrair os australianos e outros", disse Bishop.

A chanceler australiana destacou que unir-se ao EI "não ajuda a população da Síria e do Iraque, e sim a campanha de uma organização criminosa que está matando muçulmanos e não muçulmanos em sua passagem".

A Austrália elevou o nível de alerta para "alto" em setembro e, desde então, organizou uma série de operações de combate ao terrorismo. Na última delas, dois homens foram detidos este mês acusados de planejar um ataque.

Desvendando o Estado Islâmico Desvendando o Estado Islâmico

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade