PUBLICIDADE

Mundo

Canadá divulga vídeo com autor de ataque contra parlamento

Ataque de Zehaf-Bibeau, de 32 anos, ocorreu, em outubro de 2014, três semanas após o Canadá ter decidido enviar forças para combater o Estado Islâmico no Iraque

6 mar 2015 - 18h23
(atualizado às 18h54)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Michel Zehaf-Bibeau fez o curto vídeo com seu telefone celular pouco antes de realizar os ataques, em 22 de outubro</p>
Michel Zehaf-Bibeau fez o curto vídeo com seu telefone celular pouco antes de realizar os ataques, em 22 de outubro
Foto: Departamento de Polícia de Vancouver / Reuters

O atirador que no ano passado alvejou e matou um soldado na capital canadense e depois invadiu o Parlamento disse que o ataque foi uma retaliação contra o envolvimento militar do Canadá em conflitos no Afeganistão e Iraque, de acordo com um vídeo divulgado nesta sexta-feira (06).

Michel Zehaf-Bibeau fez o curto vídeo com seu telefone celular pouco antes de realizar os ataques, em 22 de outubro. Um canadense convertido ao islã, ele morreu em um tiroteio com seguranças e policiais, pouco depois de ter entrado no prédio do Parlamento, em Ottawa.

Novo vídeo mostra com detalhes ataque na capital do Canadá:

“Para aqueles que estiveram envolvidos e ouvirem esse filme, isso é uma retaliação por causa do Afeganistão e porque (o primeiro-ministro canadense Stephen) Harper quer enviar suas tropas ao Iraque”, disse Zehaf-Bibeau com uma voz calma na gravação, que foi enviada pela polícia a uma comissão parlamentar.

Suspeito de atentado no Canadá planejava ir para Síria:

O ataque de Zehaf-Bibeau, de 32 anos, ocorreu três semanas após o Canadá ter decidido enviar forças para combater o Estado Islâmico no Iraque. Dois dias antes do ataque, outro homem convertido ao islã atropelou e matou um soldado em Quebec.

O Canadá manteve uma missão militar no Afeganistão entre 2001 e 2011. 

Vídeo mostra momento do tiroteio em Parlamento do Canadá:

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade