PUBLICIDADE

Oriente Médio

Atentados no Iraque matam 12 pessoas, entre elas 6 peregrinos iranianos

25 mai 2013 - 15h58
(atualizado às 16h09)
Compartilhar

Pelo menos 12 pessoas morreram neste sábado, seis peregrinos iranianos e seis membros das forças de segurança iraquianas, em vários atentados no Iraque, informou à Agência Efe uma fonte policial.

Os peregrinos iranianos morreram na explosão de um carro-bomba que estava perto do ônibus no qual eles viajavam na cidade de Tikrit, capital da província de Salah ad-Din. A explosão também deixou cerca de 20 feridos.

Este grupo de peregrinos iranianos retornava de Samarra, onde se encontra o mausoléu do imã Ali al Hadi, um dos quatro santuários mais importantes para o xiismo.

Este atentado ocorreu cinco dias depois de a explosão de outro carro na mesma região causar a morte de oito peregrinos iranianos que retornavam a seu país após também visitar Samarra.

Em outro ataque, cinco soldados morreram na explosão de uma bomba durante a passagem de sua patrulha na região de Hit, na província oriental de Al-Anbar.

Também em Al-Anbar, homens armados dispararam contra um carro causando a morte de um policial e ferimentos em um civil no centro da cidade de Faluja.

Por outro lado, forças do Exército e da polícia iraquiana, apoiadas por helicópteros e veículos blindados, começaram hoje uma ampla operação em zonas desérticas de Al-Anbar para capturar supostos combatentes da rede terrorista Al Qaeda.

Nesta campanha, foi desmantelado um importante acampamento da Al Qaeda e as forças da ordem apreenderam armas e detiveram alguns terroristas, segundo a fonte, que não deu números de detidos.

Depois que o último mês de abril se transformou no mês mais sangrento no Iraque em quase cinco anos, com 712 mortes, maio continua por esse caminho, com uma alarmante alta dos ataques sectários e contra as forças de segurança.

EFE   
Compartilhar
Publicidade