PUBLICIDADE

Oriente Médio

Atentados matam 31 pessoas no Iraque

14 jul 2013 - 16h58
(atualizado às 17h30)
Compartilhar

Ao menos 31 pessoas morreram neste domingo no Iraque em novos atos de violência, informaram fontes da segurança e de saúde.

A violência deixou mais de 370 mortos desde o início de julho e mais de 2.600 desde janeiro, segundo um registro da AFP.

Os ataques mais violentos deste domingo atingiram localidades do centro e do sul do Iraque durante a noite. A maioria dessas cidades tem população predominantemente xiita.

Nove civis foram mortos e 42 ficaram feridos na explosão de um carro-bomba perto de uma padaria em Kut, cidade xiita 160 km a sudeste de Bagdá, segundo a Polícia e fontes médicas.

Em outro episódio de violência, registrado na cidade sagrada xiita de Kerbala, 110 km ao sul de Bagdá, quatro pessoas morreram e 19 ficaram feridas na explosão de um veículo-bomba perto de um mercado.

Mais cedo, na província majoritariamente sunita de Nínive (norte), da qual Mossul é a capital, cinco pessoas morreram em diversos ataques, segundo a Polícia.

Um membro do conselho regional, Mohamed Obaid Sultan, e um de seus filhos morreram na explosão de uma bomba na passagem do comboio em que estavam, enquanto o presidente desse conselho, Saad Ali Chuwait, escapou de um outro atentado.

A escalada da violência reaviva os temores de um novo conflito religioso entre a maioria xiita, que controla o governo, e a minoria sunita, que dominava o país durante o antigo regime, do presidente Saddam Hussein.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade