PUBLICIDADE

Oriente Médio

Atentado suicida talibã contra a Otan mata 5 pessoas no Afeganistão

10 abr 2015 - 07h56
(atualizado às 07h56)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos cinco pessoas, entre elas quatro civis, morreram e 12 ficaram feridas nesta sexta-feira em um atentado suicida contra um comboio da Otan na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão.

O ataque aconteceu por volta das 10h locais (2h30 em Brasília), quando um talibã suicida, usando um veículo policial carregado de explosivos, investiu contra um comboio das tropas internacionais em Jalalabad, capital provincial, disse à Agência Efe o porta-voz da polícia regional, Hazrat Hussain Mashriqiwal.

A explosão, que aconteceu nas imediações da principal base aérea da Otan no leste do país, causou ferimentos em pelo menos 12 pessoas, que foram levadas para um hospital provincial.

"Recebemos quatro corpos, todos de civis, entre eles uma criança de 12 anos", disse para a Efe o diretor provincial de Saúde Pública, Najibullah Kamawal. O outro morto é o suicida.

O diretor acrescentou que pelo menos 12 civis ficaram feridos, entre eles um menino de 13 anos. Três deles estão em estado crítico.

Um porta-voz da Otan em Cabul, Sharon Mulholland, confirmou à Efe que a ação se tratou de um "ataque suicida contra forças da (operação) Apoio Decidido em Jalalabad".

Já um porta-voz da polícia disse que "o ataque matou e feriu vários afegãos da comunidade local, em outro exemplo de como os talibãs não respeitam o bem-estar de afegãos inocentes e os matam em seus ataques indiscriminados".

Os talibãs reivindicaram a autoria do atentado e asseguraram que nele morreram "todos os ocupantes" de dois veículos das tropas internacionais, segundo manifestou em sua conta no Twitter o porta-voz do grupo insurgente, Zabihullah Mujahid.

A organização terrorista acrescentou que as forças de segurança afegãs encarregadas de vigiar o acesso à base aérea também sofreram baixas, apesar de as informações divulgadas pelos talibãs serem normalmente exageradas e pouco confiáveis.

Este é o segundo ataque sofrido nesta semana pela Otan em Nangarhar, onde um de seus membros de nacionalidade americana morreu junto a um soldado afegão em um ataque interno ocorrido na última quarta-feira.

A Otan encerrou em 2014 sua missão de combate no Afeganistão, a Isaf, substituída desde janeiro deste ano pela Operação Apoio Decidido, na qual 4 mil soldados fazem trabalhos de assistência e capacitação das forças afegãs.

E os Estados Unidos continuam com sua missão "antiterrorista" no país, com 9.800 soldados, que manterá sobre o terreno até o final do ano. O governo americano, porém, está reavaliando este prazo e pode estender sua presença no Afeganistão.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade