PUBLICIDADE

Oriente Médio

Atentado suicida em funeral deixa pelo menos 17 mortos no Afeganistão

29 jan 2015 - 12h50
Compartilhar

Pelo menos 17 pessoas morreram e 39 ficaram feridas nesta quinta-feira em um ataque suicida em um funeral de um comandante da polícia na província de Laghman, no leste do Afeganistão, informou à Agência Efe o porta-voz do governo local, Sarhadi Zwak.

O atentado aconteceu às 15h locais (8h30 de Brasília) quando um terrorista suicida explodiu as bombas que carregava durante a realização do funeral, acompanhado por centenas de pessoas em Mehtarlam, capital de Laghman, disse o porta-voz.

Doze dos mortos eram civis e quatro policiais, entre eles o chefe do Departamento Provincial de Investigação Criminal. Os feridos, a maioria civis, foram levados para um hospital da região, afirmou Zwak.

Segundo o porta-voz, o número de vítimas fatais pode aumentar devido à situação "crítica" de pelo menos dois menores feridos no ataque.

O governador de Laghman, Fazlula Mujadidi, condenou o atentado e disse que se tratava de um "ato antiislâmico" dos talibãs, apesar do grupo insurgente não ter até o momento assumido a autoria da ação.

As forças de segurança afegãs são um alvo comum dos ataques insurgentes. Na semana passada, três pessoas morreram e outras 16, incluindo várias crianças, ficaram feridas em um atentado suicida contra um comboio da polícia na província de Helmand.

O Afeganistão vive um período complicado após a retirada da missão da Otan no Afeganistão (Isaf), substituída pela operação "Apoio decidido", que manterá entre três e quatro mil soldados no país, assim como 10.800 soldados americanos em tarefas de assessoria e capacitação.

EFE   
Compartilhar
Publicidade