PUBLICIDADE

Oriente Médio

Atentado da Al Shabab contra base da UA na Somália mata dezenas de militares

26 jun 2015 - 12h29
Compartilhar
Exibir comentários

Dezenas de soldados burundineses morreram nesta sexta-feira em um ataque reivindicado pela milícia islamita Al Shabab contra uma base da União Africana (UA) na cidade somali de Lego, a 130 quilômetros ao noroeste de Mogadíscio.

Um comunicado divulgado pelo grupo terrorista diz que o número de mortos foi de 50, enquanto a Missão da União Africana na Somália (AMISOM) se mantém em silêncio sobre o total de vítimas.

Os militantes fundamentalistas atacaram a base com granadas e metralhadoras, segundo testemunhas disseram ao site de notícias "Shabelle". Mas o grupo, que tomou parte deste município do sul do país, fugiu depois de ser recebido a tiros por militares.

"Pude ver corpos nas ruas e eles abandando a cidade", disse à Agência Efe Arahman Geele, um dos moradores.

Segundo Al Shabab, seus milicianos conseguiram entrar na base e durante horas enfrentaram às tropas de AMISOM, que apoiam o governo somali na luta contra os grupos armados que semeiam o caos no país. Os radicais queimaram veículos militares e tomaram armas e munição dos soldados, além de fincar sua bandeira na base, relataram testemunhas ao "Shabelle".

A ação do Al Shabab acontece no mesmo dia em que outros três ataques terroristas na França, na Tunísia e no Kuwait, supostamente cometidos por jihadistas, deixaram dezenas de mortos.

As tropas somalis nas instalações são parte da missão da UA que tenta garantir a estabilidade na Somália.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade