PUBLICIDADE

Oriente Médio

Atentado contra mesquita deixa 15 mortos no Iraque

22 jun 2013 - 17h04
(atualizado às 17h07)
Compartilhar

Um terrorista suicida se explodiu neste sábado diante de uma mesquita xiita ao norte de Bagdá matando 15 pessoas e ferindo outras 31, segundo o último informe divulgado pelo ministério iraquiano do Interior e fontes médicas.

O atentado ocorreu às 17H00 GMT (14H00 Brasília) diante da mesquita Al-Rahmane de Taji, localidade de maioria sunita ao norte da capital.

O boletim precedente informava quatro mortos e 20 feridos no atentado.

Em Mossul, a grande cidade do norte do país, outro suicida jogou um carro-bomba contra uma viatura da polícia matando quatro pessoas, incluindo um policial.

Na cidade de Touz Khourmatou, situada na zona disputada entre o governo de Bagdá e o Curdistão iraquiano, homens armados abriram fogo contra uma patrulha matando três policiais e ferindo um, segundo as autoridades locais.

Na cidade de Tikrit, de maioria sunita, disparos contra um silo de grãos mataram dois operários e feriram outros quatro, informou a polícia.

Os ataques não foram reivindicados, mas grupos extremistas sunitas ligados à Al-Qaeda ameaçam regularmente os xiitas e as forças de segurança na região.

Na terça-feira passada, um duplo ataque suicida matou 31 pessoas depois das orações do meio-dia em um centro religioso xiita em Bagdá.

Os ataques ocorrem em meio a uma onda de distúrbios em todo o país. Maio foi o mês mais mortal no Iraque desde 2008, o que, juntamente com um longo impasse político, gera preocupações de que o país esteja caminhando para a violência brutal que o arruinou entre 2006 e 2007.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade