2 eventos ao vivo

Atentado contra mesquita deixa 15 mortos no Iraque

22 jun 2013
17h04
atualizado às 17h07

Um terrorista suicida se explodiu neste sábado diante de uma mesquita xiita ao norte de Bagdá matando 15 pessoas e ferindo outras 31, segundo o último informe divulgado pelo ministério iraquiano do Interior e fontes médicas.

O atentado ocorreu às 17H00 GMT (14H00 Brasília) diante da mesquita Al-Rahmane de Taji, localidade de maioria sunita ao norte da capital.

O boletim precedente informava quatro mortos e 20 feridos no atentado.

Em Mossul, a grande cidade do norte do país, outro suicida jogou um carro-bomba contra uma viatura da polícia matando quatro pessoas, incluindo um policial.

Na cidade de Touz Khourmatou, situada na zona disputada entre o governo de Bagdá e o Curdistão iraquiano, homens armados abriram fogo contra uma patrulha matando três policiais e ferindo um, segundo as autoridades locais.

Na cidade de Tikrit, de maioria sunita, disparos contra um silo de grãos mataram dois operários e feriram outros quatro, informou a polícia.

Os ataques não foram reivindicados, mas grupos extremistas sunitas ligados à Al-Qaeda ameaçam regularmente os xiitas e as forças de segurança na região.

Na terça-feira passada, um duplo ataque suicida matou 31 pessoas depois das orações do meio-dia em um centro religioso xiita em Bagdá.

Os ataques ocorrem em meio a uma onda de distúrbios em todo o país. Maio foi o mês mais mortal no Iraque desde 2008, o que, juntamente com um longo impasse político, gera preocupações de que o país esteja caminhando para a violência brutal que o arruinou entre 2006 e 2007.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
publicidade