1 evento ao vivo

Atentado contra líder talibã mata 6 civis no Paquistão

29 nov 2012
10h10
atualizado às 12h11

Seis civis morreram nesta quinta-feira em um atentado suicida perpetrado na região tribal do Waziristão do Sul, no oeste do Paquistão, que tinha como alvo um importante líder talibã, informou à agência EFE uma fonte oficial. O ataque ocorreu ao meio-dia local no bazar da cidade de Wana, quando um suicida se aproximou a pé do veículo em que circulava o mulá Nazir, líder insurgente da região, e detonou uma carga explosiva que feriu o comandante talibã.

Uma fonte do organismo de coordenação das áreas tribais na cidade vizinha de Peshawar detalhou, pouco depois do ataque, que deixou nove feridos, que não houve nenhuma reivindicação e que após a explosão começou um tiroteio intenso. O mulá Nazir lidera uma das principais facções dos talibãs paquistaneses (reunidas sob as siglas TTP), mas veículos de imprensa locais lembraram que manteve fortes diferenças com outros líderes da insurgência fundamentalista pelo controle do movimento.

Nazir, além disso, enfocou seus esforços em atacar as tropas da Otan no Afeganistão e tomou distância dos ataques a forças de segurança paquistaneses, o que lhe valeu a classificação de talibã "bom" por parte do sistema de segurança em Islamabad. Durante a tarde ainda não se sabia a gravidade dos ferimentos que o líder insurgente sofreu, depois de perder seu irmão e também membro da insurgência há um ano, após um bombardeio com avião não-tripulado por parte dos EUA.

As áreas do Waziristão do Sul e Waziristão do Norte são os principais redutos do movimento talibã paquistanês e de outras organizações fundamentalistas que lançam ataques a ambos os lados da fronteira entre Afeganistão e Paquistão.

EFE   

compartilhe

publicidade