PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ataques talibãs matam 17 no Afeganistão

17 ago 2013 - 08h31
Compartilhar

Pelo menos 17 civis morreram em vários ataques talibãs no Afeganistão nas últimas horas, o que demonstra o aumento da insegurança para os civis antes da retirada total das forças estrangeiras prevista para o próximo ano.

Um ataque de insurgentes no distrito de Karukh, na província de Herat (oeste), matou durante a noite nove funcionário de uma empresa estatal. As vítimas trabalhavam na construção de uma estrada.

"Os talibãs atacaram o acampamento ao lado da estrada que liga Herat a Badghis quando os trabalhadores dormiam", afirmou Abdul Rauf Ahmadi, porta-voz da polícia provincial.

O governo local atribuiu as mortes aos "inimigos do Afeganistão", termo utilizado pelas autoridades para citar os talibãs.

A explosão de uma bomba na manhã de sábado matou cinco civis, incluindo mulheres e crianças, e feriu três pessoas no sul da província de Helmand, quando seguiam para Lashkar Gah.

Também em Helmand, três mulheres morreram na explosão de uma bomba de fabricação caseira no distrito de Musa Qala na sexta-feira.

De acordo com a ONU, as vítimas civis no Afeganistão aumentaram 23% no primeiro semestre de 2013 em consequência dos ataques dos talibãs e do aumento dos combates entre insurgentes e as forças governamentais. No total, 1.319 civis morreram e 2.533 ficaram feridos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade