PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ataques no Iraque deixam 15 mortos e 42 feridos

1 mai 2013 - 08h58
(atualizado às 09h10)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos quinze pessoas morreram e outras 42 ficaram feridas nas últimas horas em diferentes ataques no Iraque, informaram nesta quarta-feira à agência EFE fontes policiais.

Um carro-bomba explodiu nesta manhã na cidade de Al Carma, próximo de Faluja, a 50 quilômetros de Bagdá, e matou três membros de um Conselho de Salvação (milícia tribal sunita pró-governo) e deixou 13 feridos.  Pouco depois, ocorreram enfrentamentos entre homens armados e policiais, que terminou com um agente morto e um ferido.

Em Al Naimiya, ao sul de Faluja, os disparos de um franco-atirador mataram um civil e deixaram dois feridos. Além disso, dois policiais perderam a vida em um ataque armado na cidade de Biji, a 200 quilômetros ao norte da capital.

Em Baquba, capital da província de Diyala, um ex-membro de um Conselho de Salvação e o imã de uma mesquita morreram ao serem baleados por grupos armados. Na mesma província, uma pessoa morreu nesta manhã e outras treze ficaram feridas, três delas em estado grave, pela explosão de dois artefatos nas cidades de Nofal e Kanan.

Em Al-Huseiniya, ao norte de Bagdá, um carro-bomba explodiu e feriu cinco cidadãos.

Ontem à noite pelo menos cinco pessoas morreram e oito ficaram feridas por explosões e ataques armados em Bagdá, Al Taji e Ramadi, na província de Al Anbar.

O Iraque vive uma onda de violência desde a morte de 26 pessoas em 23 de abril em um ataque do Exército e da polícia contra uma praça onde os sunistas costumam protestar na cidade de Al Hueiya, na província de Kirkuk.

Há meses, o país é cenário de manifestações de sunitas, que se queixam de serem discriminados pelo governo de Nouri al-Maliki e pedem a libertação dos presos sem acusações, a suspensão de sentenças de pena de morte e a anulação da lei antiterrorista.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade