PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ataques em Jerusalém e Ra'anana deixam 2 mortos e 22 feridos

13 out 2015 - 07h11
(atualizado às 09h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Serviços de emergência retiram um cadáver do ônibus onde pessoas foram atacadas no bairro Armon Hanatziv
Serviços de emergência retiram um cadáver do ônibus onde pessoas foram atacadas no bairro Armon Hanatziv
Foto: Atef Safadi / EFE

Pelo menos duas pessoas morreram e 22 ficaram feridas em quatro ataques registrados nesta terça-feira (13) em Jerusalém e na cidade israelense de Ra'anana, informaram a imprensa local e órgãos dos serviços de emergência.

Siga Terra Notícias no Twitter

O último dos incidentes ocorreu em Ra'anana, a cerca de 20 quilômetros de Tel Aviv, onde um homem esfaqueou pelo menos quatro pessoas, duas delas com ferimentos entre moderados e graves, segundo a Estrela de Davi Vermelha. O autor da agressão foi detido, informou a polícia.

Minutos antes, outras cinco pessoas ficaram feridas e pelo menos uma delas teria morrido, segundo a emissora Channel 10 da televisão israelense, em um incidente que incluiu um atropelamento supostamente proposital no bairro ultra-ortodoxo de Mea Shearim, em Jerusalém, no qual o motorista desceu do veículo com uma faca para tentar atacar as pessoas que passavam pelo local.

Segundo a polícia, as vítimas estavam em um ponto de ônibus e o agressor foi "neutralizado" pelas forças de segurança no local. De acordo com veículos de informação locais, ele foi baleado e acabou morrendo.

O fato mais grave ocorreu minutos antes no bairro-assentamento judaico de Armon Hanatziv, em Jerusalém Oriental, onde dois palestinos de 22 e 24 anos e moradores da parte oriental da cidade utilizaram uma arma de fogo e uma faca de grandes dimensões para realizar ataques contra os transeuntes.

Imagem divulgada pelo governo de Israel do trabalho das equipes de resgate após o atropelamento ocorrido no bairro ultra-ortodoxo de Mea Shearim, em Jerusalém
Imagem divulgada pelo governo de Israel do trabalho das equipes de resgate após o atropelamento ocorrido no bairro ultra-ortodoxo de Mea Shearim, em Jerusalém
Foto: EPA/ISRAELI GOVERNMENT PRESS OFF / EFE

O episódio aconteceu em uma área limítrofe com a população palestina de Yabel Mukaber, e foi declarada desde o primeiro momento pelas equipes de socorro como situação de emergência com vários feridos.

Uma testemunha chamada Ilana relatou para a Agência Efe que "a faca era de grandes dimensões. Como uma espada".

Um responsável da polícia do distrito, Yasser Aroni, explicou que "os jovens de 22 e 24 anos de Jerusalém Oriental entraram em um ônibus com uma pistola e uma faca e feriram quatro pessoas. Uma patrulha policial tentou abordar o ônibus e, aparentemente, os agressores repeliram os agentes e continuam atacando pessoas inocentes desarmadas".

De acordo com a Estrela de Davi Vermelha, 16 pessoas ficaram feridas nesse incidente, das quais três estão em estado crítico e três em situação grave.

A Efe pôde comprovar o enorme dispositivo de segurança mobilizado no local minutos depois do ataque, assim como a presença de pelo menos 15 unidades de ambulâncias e dezenas de equipes motorizados de socorro imediato.

O prefeito da cidade de Nir Barkat recomendou ao governo que declare o toque de recolher nas populações palestinas para impedir novas agressões. "As vidas dos cidadãos de Jerusalém estão em perigo. Minha recomendação é declarar o estado de sítio porque não podemos seguir com esta situação. Agradeço às forças de segurança seu trabalho, mas estamos falando de uma guerra contra comandos organizados de terroristas", disse o prefeito à imprensa israelense.

No início desta terça-feira outro ataque foi registrado na cidade Ra'anana, no qual agressor e vítima ficaram feridos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade