PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ataques aéreos do exército sírio matam 36 pessoas; 15 crianças

15 dez 2013 - 13h56
(atualizado às 14h45)
Compartilhar

Pelo menos 36 pessoas, entre elas 15 crianças, morreram em ataques da aviação síria em três bairros rebeldes de Aleppo, no norte da Síria, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

"Helicópteros lançaram barris de explosivos que mataram 36 pessoas, entre elas 15 crianças e um adolescente, nos bairros de Haydariyé, Ared al Hamra e Sajur", no nordeste da cidade, divididos entre o regime e os rebeldes, acrescentou a ONG. Vários helicópteros atacaram as regiões rebeldes da cidade, outro importante centro econômico, acrescentou a mesma fonte.

A organização Crescente Vermelho distribuiu alimentos e remédios na prisão central de Aleppo, cercada por rebeldes há oito meses. Os voluntários fizeram sair 15 presos, informou o OSDH, acrescentando que outro grupo de 341 presos esperava ser libertado.

O regime de Bashar al-Assad tinha anunciado no começo da semana uma anistia para os presos, devido às "más condições humanitárias e de saúde" na prisão, segundo o OSDH.

Entretanto, pelo menos 32 civis pertencentes a minorias religiosas morreram em Adra, perto de Damasco, desde a quarta-feira, quando os rebeldes islamitas lançaram uma ofensiva com o objetivo de controlar o principal acesso à capital. "O número de vítimas civis aumentou para 32 - sendo quatro mulheres -, entre os quais há alauitas, xiitas e drusos", destacou o OSDH, com sede no Reino Unido e que apoia suas informações em uma ampla rede de ativistas e fontes médicas.

Mais de 126 mil pessoas morreram na Síria desde o começo da revolta popular que acabou descambando para uma guerra civil, em março de 2011, e vários milhões tiveram que fugir de suas casas.

Guerra na Síria para iniciantes
AFP AFP
AFP AFP
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade