PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ataques aéreos de Israel matam 29 palestinos em Gaza

Durante a noite, a aviação de Israel lançou três ataques contra Rafah, onde o militar israelense foi capturado

1 ago 2014 - 20h02
(atualizado às 22h00)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Número de palestinos mortos após o desaparecimento de um soldado israelense subiu para 91</p>
Número de palestinos mortos após o desaparecimento de um soldado israelense subiu para 91
Foto: Khalil Hamra / AP

Vinte e nove palestinos morreram na madrugada deste sábado em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em ataques aéreos israelenses, aumentando para 101 o número de óbitos após o desaparecimento de um soldado do Exército hebreu nesta região, informaram os serviços locais de emergência.

Durante a noite, a aviação de Israel lançou quatro ataques contra Rafah, onde o militar israelense foi capturado.

Entre os 29 mortos em Rafah neste sábado, quinze são membros de uma mesma família, incluindo cinco crianças - com entre 3 e 12 anos - que tiveram sua casa destruída, revelou Qudra.

Antes dos ataques, os corpos de cinco palestinos foram encontrados entre os escombros de casas e outros dois morreram em Rafah atingidos por disparos de tanques, revelou o porta-voz dos serviços de emergência Achraf al-Qudra.

Outros três palestinos morreram durante a madrugada atingidos por disparos de tanques em Khan Yunis, também no sul da Faixa de Gaza, disse Al-Qudra.

Os ataques ocorrem após o desaparecimento do subtenente Hadar Goldin, 23 anos, na zona de Rafah, provavelmente capturado por militantes palestinos. Na mesma ação, dois soldados israelenses foram mortos.

O braço militar do Hamas, as Brigadas Ezzedine al-Qassam, afirmaram neste sábado que "não têm informações sobre esse militar". "Perdemos contato com um de nossos grupos de combatentes que luta no setor onde desapareceu o soldado e é possível que nossos combatentes, assim como esse soldado, tenham sido mortos".

As Brigadas Ezzedine al-Qassam informaram ainda que o confronto no setor de Rafah ocorreu às 07h local de sexta-feira, uma hora antes da entrada em vigor da trégua humanitária.

Segundo o Exército israelense, soldados envolvidos na destruição de um túnel do Hamas na região de Rafah foram atacados por "terroristas" por volta das 09h30, após o início da trégua humanitária.

A captura do subtenente Goldin deixa ainda mais distante a possibilidade de uma trégua.

Até o momento, a ofensiva israelense contra a Faixa de Gaza, iniciada no dia 8 de junho, matou quase 1.600 palestinos, a maioria civis.

Faixa de Gaza: entenda o conflito Faixa de Gaza: entenda o conflito

Conheça um pouco mais sobre a região, que tem um quarto do tamanho do município de São Paulo, mas uma enorme importância para a história do Oriente Médio

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade