PUBLICIDADE

Ásia

Ataque talibã contra edifício filiado à ONU em Cabul mata 8

25 mai 2013 - 05h28
(atualizado às 05h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos oito pessoas, um policial, dois civis e cinco terroristas, morreram na madrugada deste sábado após um ataque talibã contra um edifício filiado à ONU em Cabul, informaram à Agência Efe fontes policiais.

Segundo o chefe da polícia de Cabul, Ayub Salang, a ação armada, que também afetou um imóvel governamental, se prolongou durante quase 12 horas e, além disso, deixou outras 13 pessoas feridas, entre elas três civis, cinco policiais e quatro guardas de segurança.

Salang ressaltou que uma mulher italiana, que trabalha para a Organização Internacional de Migrações (OIM), cuja casa de hóspedes foi o principal alvo do ataque, se encontra em estado grave.

Os insurgentes, que efetuaram uma série de atentados coordenados na tarde de ontem, provocaram várias explosões e, posteriormente, travaram um intenso confronto com as forças de segurança afegãs nesta madrugada.

Agentes alegaram que o objetivo do ataque era, além da casa de hóspedes da OIM, o Departamento da Força de Proteção Pública afegão.

O ataque chegou ao seu fim somente no final da madrugada de hoje, quando a polícia abateu o último dos dois insurgentes que haviam invadido o prédio da OIM.

Um porta-voz talibã, Zabiulá Mujahid, reivindicou a ação do grupo, enquanto o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, condenou a ação e transmitiu suas condolências aos familiares das vítimas.

Os ataques coordenados de tipo "fedayín", lançados por grupos de talibãs, são relativamente frequentes no Afeganistão. Na última semana, a explosão de um ataque com carro-bomba em Cabul causou a morte de dois soldados, quatro executivos americanos e seis civis, entre eles duas crianças, e pelo menos 30 feridos.

Quase 12 anos depois da invasão americana que propiciou a queda do regime fundamentalista talibã e em pleno processo de retirada das tropas estrangeiras, o conflito afegão se encontra em um de seus momentos mais sangrentos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade