PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ataque suicida no Afeganistão deixa pelo menos dez mortos

Um carro carregado de explosivos foi detonado na frente de uma base militar na província de Logar

1 nov 2014 - 09h57
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Policiais afeg&atilde;os ao lado de pr&eacute;dios danificados ap&oacute;s ataque suic&iacute;da na prov&iacute;ncia de Ghazn, em setembro deste ano</p>
Policiais afegãos ao lado de prédios danificados após ataque suicída na província de Ghazn, em setembro deste ano
Foto: Mustafa Andaleb / Reuters

Um ataque suicida contra um quartel militar no leste do Afeganistão matou pelo menos dez membros das forças de segurança do país neste sábado, deixando outras 23 pessoas feridas, entre elas civis.

Um carro carregado de explosivos foi detonado na frente de uma base militar na província de Logar, disse o porta-voz do governo da região, Mohammed Darwish, de acordo com a agência local "AIP".

Darwish afirmou que seis policiais e quatro soldados morreram no ataque. Entre os feridos estão seis crianças.

O impacto da explosão destroçou uma mesquita e três casas próximas à base.

Os atentados suicidas são, ao lado do uso de artefatos explosivos improvisados, os métodos mais recorrentes utilizados pelos talibãs para atacar as forças afegãs e internacionais. Na prática, eles acabam causando também um elevado número de vítimas civis.

O Afeganistão atravessa um de seus períodos mais violentos depois que a missão da Otan (Isaf) começou a se retirar da região em 2013, passando o controle da segurança para as forças afegãs. As tropas internacionais deixam o país completamente no fim deste ano.

Apesar da retirada da Otan, os EUA anunciaram que manterão cerca de 9.800 soldados no território afegão até o final de 2016. A quantidade de militares americanos no país será reduzida progressivamente até o mínimo necessário para operações de segurança e trabalhos diplomáticos, segundo o acordo bilateral assinado entre os dois países no final de setembro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade