PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ataque suicida mata 6 americanos no Afeganistão

21 dez 2015 - 21h24
Compartilhar
Exibir comentários

Seis soldados americanos morreram nesta segunda-feira em um ataque suicida contra as forças da coalizão no Afeganistão, perto da base aérea de Bagram, nos arredores de Cabul, confirmou o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter.

O ataque ocorreu pouco depois do meio-dia no horário local e foi realizado aparentemente com uma motocicleta carregada com explosivos.

Em comunicado, Carter informou, além disso, que outros dois soldados e um funcionário terceirizado americano também ficaram feridos.

O secretário de Defesa disse que o ataque ocorreu com "um veículo com explosivos improvisados" contra uma patrulha que operava nos arredores da base aérea de Bagram, que fica ao norte de Cabul.

O Pentágono ainda não confirmou oficialmente as identidades das vítimas até informar primeiro às famílias sobre as mortes.

Trata-se de um dos piores ataques contra tropas americanas no Afeganistão neste ano.

"Nossos pensamentos estão com as famílias dos valentes americanos que morreram no cumprimento do dever e aos que servem nesta época de festas pela segurança e a paz em seu país", acrescentou Carter.

Em outro comunicado, o porta-voz das tropas internacionais no Afeganistão, o general de brigada Wilson Shoffner, disse que estão "profundamente entristecidos pelas perdas".

Apesar das forças internacionais da Otan lideradas pelos EUA não terem um papel de combate no Afeganistão e já terem declarado finalizadas as operações ofensivas no final do ano passado, cerca de 10.000 soldados americanos seguem realizando trabalhos de treinamento e vigilância no país.

No caso da base aérea de Bagram, 50 quilômetros ao norte de Cabul, os americanos realizam patrulhas conjuntas com força locais para prevenir ataques dos talibãs, que se intensificaram.

Entre o final de setembro e o início de outubro os talibãs, que perderam o controle do país após a invasão americana em resposta aos atentados de 11 de setembro de 2001, tomaram pela primeira vez uma grande cidade, Kunduz, no norte do território.

Este novo ataque suicida acontece precisamente depois que os talibãs tenham tomado controle de um distrito estratégico na província de Helmand, deixando quase uma centena de soldados afegãos mortos.

Além disso, no domingo se registraram explosões em Cabul perto da área diplomática da capital, sem que se tenha informado de vítimas.

O porta-voz do Departamento de Estado, John Kirby, confirmou que a cidadã americana Lisa Akbari, ex-soldado e que agora trabalhava como voluntária, levou um tiro e acabou não resistindo aos ferimentos.

Os ataques ocorrem também depois que este mês um ataque contra o consulado da Espanha em Cabul matou dois policiais espanhóis.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade