PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ataque suicida mata 20 pessoas em mesquita sunita no Iraque

19 jul 2013 - 09h52
(atualizado às 09h55)
Compartilhar

Um homem-bomba detonou seus explosivos dentro de uma mesquita sunita no centro do Iraque, matando pelo menos 20 pessoas, em pleno sermão de sexta-feira, disseram a polícia e os médicos.

A explosão ocorreu na cidade de Wajihiya, na província étnica e religiosamente diversificada de Diyala, que tem sofrido um número crescente de ataques nas últimas semanas.

Não ficou claro quem estava por trás da explosão, que parece fazer parte de uma contínua campanha de ataques de militantes, suscitando temores de um conflito mais amplo em um país onde os curdos, xiitas e sunitas ainda precisam encontrar um acordo estável para compartilhar o poder.

As tensões sectárias foram inflamadas pela guerra civil na vizinha Síria, que tem motivado combatentes xiitas e sunitas do Iraque a lutar em seu próprio país.

Insurgentes sunitas, incluindo o Estado Islâmico do Iraque, ligado à Al Qaeda, têm recuperado a força nos últimos meses, segundo fontes de segurança.

Mais de 460 pessoas foram mortas em ataques de militantes em julho, de acordo com o grupo de monitoramento da violência Iraq Body Count.

(Por Isabel Coles)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade