PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ataque suicida a bomba mata 11 soldados no Iêmen

28 jan 2013 - 15h28
(atualizado às 16h26)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 11 soldados morreram e outros 18 ficaram feridos nesta segunda-feira em um ataque com carro-bomba realizado por um terrorista suicida no centro do Iêmen, informou à agência oficial de notícias Saba. A explosão aconteceu na entrada de uma base militar da Guarda Republicana perto da cidade de Rada, na província de Al Baida, onde o exército iemenita fez hoje uma ofensiva contra os refúgios do grupo Ansar al Sharia, vinculado à rede terrorista Al-Qaeda.

A explosão aconteceu na entrada de uma base militar da Guarda Republicana perto da cidade de Rada, na província de Al Baida
A explosão aconteceu na entrada de uma base militar da Guarda Republicana perto da cidade de Rada, na província de Al Baida
Foto: AFP

As fontes explicaram que a explosão ocorreu durante a saída das vítimas da base de Ahrm, localizada a cinco quilômetros de Rada, e alertaram que o número de mortos pode aumentar. Segundo moradores de Al Baida, o Exército iemenita fechou todas as entradas que levam a Rada para evitar que estes terroristas realizem mais ataques após comprovar que o carro-bomba saiu desta cidade.

Além disso, elas qualificaram o ataque como uma "vingança" dos grupos terroristas poucas horas depois de o exército iemenita lançar uma ofensiva contra as fortificações da organização Ansar al Sharia após o término do prazo de 48 horas dado aos terroristas para libertar três reféns ocidentais.

Fontes do Ministério da Defesa iemenita informaram em comunicado que pelo menos um soldado e três combatentes do grupo Ansar al Sharia morreram hoje em Al Baida. Segundo estas fontes, um soldado morreu e outros cinco ficaram feridos quando um grupo armado atacou, na zona de Walad Rabea, uma brigada militar iemenita que seguia rumo à cidade de Manaseh.

Fontes militares que pediram anonimato disseram que três supostos terroristas faleceram no início desses confrontos com as forças iemenitas. Nas primeiras horas de hoje, as forças armadas bombardearam as regiões de Manaseh e Qifa, onde acredita-se que se estejam supostos militantes da organização.

Os habitantes dessas áreas se deslocaram a Rada, próxima a Manaseh, após as advertências do exército que iria atacar esses lugares. As forças iemenitas tentam libertar dois finlandeses e um austríaco depois de a Ansar al Sharia negar tê-los em seu poder, o que foi interpretado pelo Exército como uma rejeição a entregá-los, segundo fontes militares.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade