PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ataque de grupo armado no Iraque deixa pelo menos 35 soldados sírios mortos

4 mar 2013 - 13h10
(atualizado às 13h22)
Compartilhar

Pelo menos 35 soldados sírios morreram nesta segunda-feira em um ataque lançado por homens armados contra a caravana na qual viajavam na província de Al-Anbar, ao oeste do Iraque, informou à Agência Efe uma fonte policial iraquiana.

Os militares, que entraram no Iraque recentemente após os rebeldes sírios tomarem um posto de controle fronteiriço, eram transportados pelo Exército iraquiano rumo à Síria quando ocorreu o atentado.

Este ataque, que por enquanto não foi reivindicado por nenhum grupo, é o primeiro em que morrem militares do regime sírio no Iraque desde o início do conflito na Síria em março de 2011.

Entre os feridos figuram soldados sírios e pelo menos sete iraquianos, segundo a fonte policial de Ramadi, capital de Al-Anbar, que não descartou um aumento no número de vítimas.

O ataque deste grupo armado, perpetrado na zona de Al Ratba, deixou um ônibus e dois veículos Hummer do Exército iraquiano incendiados.

As forças de segurança iraquianas cercaram a zona e lançaram um operação para perseguir os atacantes, que fugiram para um local desconhecido após o ataque.

Há dois dias, as autoridades iraquianas informaram que os rebeldes do Exército Livre Sírio (ELS) tinham tomado o controle da passagem fronteiriça de Al Yarbia, na fronteira com a província iraquiana de Ninawa, após duros combates com os soldados do regime.

Al Yarbia, que do lado iraquiano recebe o nome de Níneve, foi fechada pelas Forças de Segurança iraquianas, que impuseram toque de recolher na zona perante o temor de que pessoas se infiltrem e que a violência se estenda ao Iraque.

O ELS tomou em julho a cidade de Al Yarbia, o único cruzamento que existe entre a Síria e a província de Ninawa, mas uma semana depois as forças do regime sírio recuperaram seu controle.

EFE   
Compartilhar
Publicidade