PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ataque contra missão policial da UE no Afeganistão deixa um civil morto

5 jan 2015 - 10h20
Compartilhar

Um civil morreu e cinco ficaram feridos nesta segunda-feira em um ataque suicida em Cabul contra um comboio de veículos da missão policial da União Europeia (UE) no Afeganistão (EUPOL), informaram à Agência Efe fontes oficiais.

O ataque ocorreu por volta das 13h30 locais (7h de Brasília), quando o suicida detonou as bombas que carregava junto ao corpo, disse o porta-voz da polícia de Cabul, Hashmat Stanikzai.

"Um civil morreu e outros cinco ficaram feridos", afirmou Stanikzai.

Um porta-voz da EUPOL confirmou à Efe o incidente e disse que nenhum membro da missão europeia ficou ferido e que um dos veículos blindados foi danificado.

Por sua parte, o porta-voz dos talibãs Zabihullah Mujahid disse à Efe que "dezenas de estrangeiros" morreram e foram feridos no ataque. Os insurgentes costumam fornecer informações pouco confiáveis sobre suas ações.

O Conselho da União Europeia (UE) ampliou recentemente a missão policial comunitária no Afeganistão, focada em assessoria, até 31 de dezembro de 2016.

A missão policial, que tem sua sede em Cabul, conta atualmente com 250 soldados internacionais e 200 locais.

No final de novembro, cinco pessoas, entre elas um britânico, morreram em um atentado similar contra um veículo diplomático em Cabul.

O Afeganistão atravessa um dos seus momentos mais complicados desde a invasão dos Estados Unidos e o final do regime talibã, há 13 anos, com um aumento nos últimos meses dos ataques insurgentes e das vítimas civis.

EFE   
Compartilhar
Publicidade